Na última quarta-feira (7), a Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou o bicentenário da Independência do Brasil com um desfile aéreo com boa parte da sua frota operacional, dando destaque para o seu maior avião: o Airbus A330-200 (FAB 2901), oriundo da Azul.
Na FAB, o A330 já tem nome: KC-30. No entanto, o indicativo K é para aviões de reabastecimento em voo, o que o modelo ainda não é. Contudo, este avião será operado pelo Esquadrão Corsário (2º/2º GT) baseado no Galeão (RJ) e será designado para o transporte de tropas e reabastecimento em voo de aeronaves multimissão, transporte de cargas e suprimentos e UTI aérea.
Veja como foi a passagem do KC-30 nos céus de Brasília:
Curiosamente, apesar de ter incorporado a frota da FAB, o KC-30 ainda necessita de uma conversão para poder realizar o abastecimento em voo (REVO), para isso, será necessário um contrato separado, que está sendo negociado pela FAB com a Airbus. Os trabalhos, que demoram cerca de 18 meses segundo a fabricante, ocorrem nas suas instalações em Getafe, na Espanha.
Além do 2901, a FAB também contará com outro KC-30 também negociado com a Azul Linhas Aéreas. Ambos são aviões que pertenceram à finada Avianca Brasil: o 2901 foi o PR-OCJ, e o 2902 foi o PR-OCK.
O Avião-tanque KC-30
Além do Airbus A330-200 (KC-30), a FAB também chegou a operar outro Widebody: o Boeing 767-300 (C-767) em um contrato de leasing com a Colt Transportes Aéreos S/A, porém, este avião serviu apenas para o transporte aerologístico. A aeronave incorporou a FAB no final do ano de 2016 e ganhou destaque por dar apoio em missões humanitárias, mas foi aposentada em 2019.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.