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Maior avião da FAB, KC-30 é destaque no desfile do bicentenário da independência em Brasília

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Na última quarta-feira (7), a Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou o bicentenário da Independência do Brasil com um desfile aéreo com boa parte da sua frota operacional, dando destaque para o seu maior avião: o Airbus A330-200 (FAB 2901), oriundo da Azul.

Na FAB, o A330 já tem nome: KC-30. No entanto, o indicativo K é para aviões de reabastecimento em voo, o que o modelo ainda não é. Contudo, este avião será operado pelo Esquadrão Corsário (2º/2º GT) baseado no Galeão (RJ) e será designado para o transporte de tropas e reabastecimento em voo de aeronaves multimissão, transporte de cargas e suprimentos e UTI aérea.

 

Veja como foi a passagem do KC-30 nos céus de Brasília:

 

Curiosamente, apesar de ter incorporado a frota da FAB, o KC-30 ainda necessita de uma conversão para poder realizar o abastecimento em voo (REVO), para isso, será necessário um contrato separado, que está sendo negociado pela FAB com a Airbus. Os trabalhos, que demoram cerca de 18 meses segundo a fabricante, ocorrem nas suas instalações em Getafe, na Espanha.

Além do 2901, a FAB também contará com outro KC-30 também negociado com a Azul Linhas Aéreas. Ambos são aviões que pertenceram à finada Avianca Brasil: o 2901 foi o PR-OCJ, e o 2902 foi o PR-OCK.

 

O Avião-tanque KC-30

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Primeiro Airbus KC-30 da FAB sendo escoltado por caças F-5EM Tiger II do 1º GAvCA. Foto: FAB.
O A330 da FAB faz parte do Projeto KC-X3, que buscava adquirir novos aviões de transporte e reabastecimento em voo de caráter estratégico. A aeronave é fruto do contrato 220004/CABW/2022, da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, cuja vencedora foi a Azul S.A. 
 
A Azul apresentou as aeronaves MSN 1492 (Número de Série do Fabricante), que já operava, e a MSN 1508 (futuro FAB 2902), adquirida no mercado internacional e ofertada para a licitação. 
 
Historicamente, a FAB utiliza o C-130 Hercules para o emprego de reabastecimento em voo, inclusive o Embraer KC-390 Millennium também pode realizar este tipo de missão, incluindo o lendário Boeing KC-137, versão militar do Boeing 707. A aeronave contava com adaptações para reabastecimento em voo e transporte de carga e suprimentos, funções no qual ficará a encargo do KC-30 nos próximos anos. 
 
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Foto: Força Aérea Brasileira

Além do Airbus A330-200 (KC-30), a FAB também chegou a operar outro Widebody: o Boeing 767-300 (C-767) em um contrato de leasing com a Colt Transportes Aéreos S/A, porém, este avião serviu apenas para o transporte aerologístico. A aeronave incorporou a FAB no final do ano de 2016 e ganhou destaque por dar apoio em missões humanitárias, mas foi aposentada em 2019. 

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Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Airbus, fab, Força Aérea Brasileira, KC-30, usaexport