Advertisement

Marinha do Brasil tira asas de jato AF-1 Skyhawk pela primeira vez

Marinha retirou, pela primeira vez, asas de um de seus jatos A-4 Skyhawk. Foto: Marinha do Brasil.

A Marinha do Brasil anunciou hoje (25) uma ação inédita do Comando da Força Aeronaval. Pela primeira vez a organização fez a retirada das asas de um seus jatos de ataque A-4 Skyhawk. Designados AF-1B em sua versão modernizada, os aviões são operados a partir de Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, onde foi realizada a atividade. 

A aeronave em questão foi o AF-1B de matrícula N-1001, do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), que passa por uma extensa manutenção de nível parque (Standard Depot Level Maintenance – SDLM) desde julho de 2022.

Como se observa nas imagens divulgadas pela Marinha, o Grupo Aéreo Naval de Manutenção utilizou um guincho tipo munck para separar a fuselagem das asas. O trabalho “se reveste de grande complexidade, especialmente pela quantidade de conexões hidráulicas e elétricas, sendo fundamental para permitir a inspeção estrutural de seu interior e dos parafusos de fixação na célula da aeronave”, explica a MB em nota, enfatizando que é a primeira vez que um de seus AF-1B tem as asas removidas. 

A manutenção consiste na revisão total dos sistemas hidráulicos, mecânicos e eletrônicos, e do assento ejetável. Ao ser concluída, a aeronave poderá operar em segurança por 39 meses. 

Após manutenção, AF-1 vai poderá voar em segurança por 39 meses. Foto: Marinha do Brasil.
Após manutenção, AF-1 vai poderá voar em segurança por 39 meses. Foto: Marinha do Brasil.

A-4 do Kuwait

Segundo levantamento do portal Aviação em Floripa, o esquadrão VF-1 Falcão possui seis A-4 em operação, dos 23 adquiridos junto ao Kuwait em 1998. Os jatos, amplamente utilizados na Guerra do Golfo, foram comprados para a reativação da aviação de asa fixa da Marinha, que estava limitada ao emprego de helicópteros. As aeronaves chegaram a operar a bordo do porta-aviões São Paulo, que hoje repousa no fundo do Oceano Atlântico

A-4 AF-1B Skyhawk Marinha do Brasil
Os AF-1B (A-4KU) Skyhawk N-1001 e N-1008. Foto: Gabriel Centeno / Aeroflap

Em 2009 a Embraer e a AEL Sistemas foram contratadas para modernizar sete aviões. A atualização contemplou a instalação de um radar multimodo ELTA 2032, computadores de missão, substituição de instrumentos analógicos por telas de LCD e controles HOTAS (mãos no manche e manete).

Um dos jatos modernizados foi perdido em um acidente em 2016, restando apenas seis em atividade. Outras quatro unidades estão preservadas, todas no Rio de Janeiro. 

Com informações da Força Aeronaval/MB

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A-4 Skyhawk, Manutenção Aeronaves, Marinha do Brasil, usaexport