Advertisement

Marinha dos EUA testa QR Code e inteligência artificial para monitorar aeronaves

Marinha dos EUA testou o uso de um QR Code, inteligência artificial e machine learning para rastrear aeronaves nos pátios de manobras.

A Marinha dos EUA (US Navy) testou uma nova maneira de identificar e monitorar a movimentação de aeronaves nos pátios de manobra. A tecnologia consiste na aplicação de um adesivo com um QR Code, lido por uma inteligência artificial que rastreia os aviões. 

Segundo o Naval Air Warfare Center Aircraft Division (NAWCAD), o sistema também utiliza o aprendizado de máquina e promete melhorar muito a prontidão da aeronave e o tempo de manutenção, fornecendo informações de localização e status mais precisas para aeronaves e equipamentos de suporte relacionados.

A tecnologia de marcação usa um software desenvolvido pela equipe do NAWCAD Lakehurst Digital Engineering Division e uma câmera colocada em um ponto fixo. As informações capturadas são registradas autonomamente enquanto uma aeronave taxia pelo campo de visão da câmera. Este experimento, projetado para ser representativo de operações de frota realistas, é uma continuação da experimentação do sistema 5G Identification of Support Equipment (5GISE) concluída em janeiro de 2022.

“Depois de concluir o 5GISE, os engenheiros estudaram o método atual de rastreamento de aeronaves para partidas e chegadas e criaram uma nova abordagem”, disse Kevin Larkins, engenheiro-chefe interino do NAWCAD Lakehurst Digital Engineering Division.

As fases iniciais do experimento com o QR Code ocorreram em um ambiente de laboratório. Por meio de uma colaboração com a Escola de Pilotos de Teste Naval dos EUA, a equipe de prototipagem rápida, experimentação e demonstração (RPED) do NAWCAD conduziu fases avançadas de teste. Este ambiente do mundo real apresentou oportunidades para testar a tecnologia com aeronaves T-6 Texan II e T-38 Talon.

“Esperamos que esta seja a primeira de muitas colaborações do projeto NAWCAD RPED”, disse Dan Bramos, líder de experimentação de manutenção e logística do NAWCAD RPED.

As informações de adesivagem podem ser integradas em outros aspectos da linha de voo do futuro, ou manutenção e operações. O futuro conceito do NAWCAD RPED envolve a integração dessa tecnologia em uma interface de usuário para tecnologias previamente experimentadas, como um sistema de rastreamento de linha de voo de última geração.

Via NAVAIR

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Marinha dos EUA, usaexport