Foto: Comando da Força Aeronaval.

Entre os dias 09 e 20 de agosto, militares do Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan) da Marinha do Brasil realizaram outro trabalho inédito de manutenção de 3º escalão, dessa vez no helicóptero Sikorsky SH-16 (S-70B) Seahawk do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino, o HS-1 Guerreiros.

Pela primeira vez foi realizada a substituição da “Bucha do Fitting”, componente que é conectado ao Pylon da aeronave SH-16. O conjunto de fitting tem a função de sustentar o estabilizador horizontal e é responsável por fazer a conexão entre o Pylon e o estabilizador horizontal da aeronave.    

Segundo o Comando da Força Aeronaval, O GAerNavMan realizou a inspeção “BRAVO” da aeronave N-3035, onde foi observado desgaste excessivo na referida bucha. De acordo com o manual da aeronave, a remoção, inspeção e instalação de uma nova bucha não seria possível de ser realizada a nível operacional, apenas a nível do fabricante da aeronave.

Veja Mais: Marinha faz reparo de 3º escalão em A-4 modernizado

Foto: Comando da Força Aeronaval.

Dessa forma, por iniciativa do setor de engenharia deste Grupo, foi elaborado um estudo que viabilizasse o reparo da “Bucha do Fitting” pelos militares do Projeto HS-1, como base ferramental e manual utilizados pelo Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Após apreciação do estudo pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), foi realizado um ensaio experimental do procedimento de manutenção da bucha na aeronave N-3037 com a posterior execução do procedimento na aeronave N-3035, sendo finalizado em 20 de agosto.

A troca da bucha foi realizada com sucesso, capacitando os militares do Projeto HS-1 a realizar um procedimento que antes era apenas executado pelo fabricante da aeronave SH-16, incrementando, assim, a capacidade de 3º escalão deste Grupo de Manutenção.

 

DEIXE UMA RESPOSTA