Foto - Embraer

O Ministro da Defesa de Portugal, Gomes Cravinho, atualizou as informações sobre as negociações entre o país e a Embraer sobre o aquisição do cargueiro tático KC-390, em uma entrevista ocorrida nesta semana.

De acordo com o ministro, as negociações estão “em processo avançado”.

Gomes Cravinho disse mais uma vez que o valor atual oferecido está fora de cogitação, que gira na casa dos 827 milhões de euros pelas 5 aeronaves e o simulador, em uma parcela anual com duração de 12 anos.

No ano passado o Ministério da Defesa de Portugal disse que estava com problemas em relação a aquisição do KC-390, justamente pelo valor proposto pela fabricante brasileira, mas demonstrou interesse em continuar com a aeronave.

A discussão de aquisição de cinco aeronaves ainda faz parte do interesse de Portugal, que desde o início já fazia parte das primeiras nações interessadas em adquirir a aeronave. Além de Portugal, a Argentina e a República Tcheca querem comprar o KC-390.

O Ministro Gomes Cravinho ainda falou sobre a questão dos C-130 da FAP (Força Aérea Portuguesa), segundo a autoridade “os Hércules serão modernizados, mas esse processo será limitado”. Cravinho também disse que uma negociação com a Romênia, para a alienação de alguns lotes de caças F-16 está em processo.