Ministro da Rússia cobra mais agilidade na certificação do MC-21

Irkut MC-21 Rússia

O Ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov, recentemente visitou as instalações da estatal Irkut, fabricante de aviões comerciais na Rússia.

E durante a sua visita Manturov cobrou maior agilidade da empresa estatal para iniciar os voos de testes com o novo MC-21 equipado com motores Aviadvigatel PD-14, de fabricação nacional.

O MC-21 já está em processo de certificação, porém equipado com os motores ocidentais Pratt & Whitney PW1400G. Enquanto isso, a Irkut trabalha para que os motores PD-14 façam seu primeiro voo equipando um MC-21, algo que deve acontecer até o fim de 2020, apesar do período de inverno na Rússia.

O motor PD-14 é um importante avanço para a Rússia. Este propulsor é a aposta da Rússia para fazer frente aos motores modernos da CFM (Leap) e Pratt & Whitney (Pure Power).

MC-21 equipado com motores PD-14.

A própria Aviadvigatel aposta em utilizar a base do PD-14 para desenvolver outros motores modernos, para equipar uma versão atualizada do SSJ-100 e o novo CR929.

Manturov cobrou mais agilidade dos engenheiros, e disse que o MC-21-310 “fará seu primeiro voo com o motor PD-14 até o final do ano”.

A Irkut disse que o sistema de combustível do -310 foi testado para vazamentos, e os PD-14s foram submetidos a testes em condições padrão, junto com a unidade de potência auxiliar e os sistemas relacionados ao motor da aeronave.


Manturov disse que os testes de certificação do MC-21-300 estão em andamento e que os desenvolvedores pretendem obter um certificado de tipo russo até o final de 2021.

“Então, esperamos a validação de acordo com os padrões europeus da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia”, afirma.

 

DEIXE UMA RESPOSTA