Ministros serão investigados por uso irregular de aviões da FAB

por Aeroflap

Novamente ministros do governo estão sendo investigados por uso irregular de voos da Força Aérea Brasileira (FAB). Dessa vez o tema é bem comum, transporte de parentes, amigos e lobistas, algo que é proibido de ser realizado.

No total foram 12 ministros envolvidos, que serão investigados por transporte irregular de pessoas em aviões da FAB, pela Comissão de Ética da Presidência da República. A maioria das viagens com a família foi para destinos turísticos, onde tal ministro tinha agenda marcada.

Seis levaram parentes a bordo, como citado acima, três levaram amigos a bordo, outros três levaram empresários ou lobistas e um levou a mulher de um colega. Boa parte desses voos foram sem apresentar previamente a relação de passageiros.

Isso porque os políticos ficam limitados a usar o avião da FAB somente para transporte próprio, e nesse caso, apontado no decreto 4.244/2002, somente o vice-presidente, ministros de Estado, chefes dos três Poderes e das Forças Armadas podem usar os aviões da FAB sem necessidade de uma autorização especial de segurança.

Alguns dos ministros envolvidos foram: Antônio Imbassahy; Bruno Araújo (PSDB); Dyogo Oliveira; Gilberto Kassab (PSD); Helder Barbalho (IN); Maurício Quintella e Sarney Filho (PV).

Mauro Meneses, que preside a comissão de ética citada, solicitou a relação de passageiros desses voos, que foi divulgada ao público, e solicitou esclarecimentos em até 9 dias.

Apesar da gravidade de usar um bem público como meio particular de deslocamento para terceiros, a punição para isso vai desde uma advertência até a recomendação de exoneração do servidor público, expedida diretamente para o presidente Michel Temer.

Em nota a FAB disse que apesar de receber a lista de passageiros, não há possibilidade de controle e nem responsabilidade em relação às comitivas que embarcam a bordo.

 

Via – Folha de São Paulo

Autor: Aeroflap

Categorias: Notícias, Outros

Sair da versão mobile