• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Montadora chinesa lança 11 satélites para carros autônomos

Montadora Chinesa lança 11 satélites

A montadora chinesa Geely Holding Group , lançou 11 satélites em órbita terrestre baixa, seu segundo envio, à medida que expande sua capacidade para fornecer navegação mais precisa para veículos autônomos.

Os satélites foram lançados a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, no Sudoeste, disse Geely em comunicado enviado à Reuters.

Geely disse que espera que 72 estejam em órbita até 2025 e, eventualmente, planeja ter uma constelação de 240.

O primeiro lançamento foi realizado em junho de 2022

Além de fornecer suporte de posicionamento de alta precisão para carros autônomos, Geely disse que sua rede também servirá outras funções comerciais, como conectividade ao setor de eletrônicos de consumo.

Os satélites têm funções de sensoriamento remoto de IA, fornecendo imagens nítidas de sensoriamento remoto de alta resolução de 1 a 5 metros (3,2 a 16,4 pés), disse a empresa.

As redes de satélites da China são dominadas pelos seus militares, mas o governo começou a permitir o investimento privado na indústria espacial do país em 2014. Desde então, empresas comerciais, algumas apoiadas por governos locais, precipitaram-se para o sector, com a maioria focada na fabricação de satélites e o restante tenta construir pequenos veículos de lançamento, incluindo foguetes reutilizáveis.

No seu último plano quinquenal para 2021-2025, Pequim apelou a uma rede integrada de satélites para comunicações, detecção remota e navegação. A China tem mais de 400 satélites implantados no espaço, incluindo satélites de propriedade comercial, segundo a mídia estatal.

Via: Reuters

Leia também: 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.