Nasa visa o dia 8 de abril a tentativa de voo do mini-helicóptero Ingenuity em Marte

Rover Perseverance e o mini-helicóptero Ingenuity- Foto: NASA

A NASA informou que a tentaiva de voo do mini-helicóptero Ingenuity deve acontecer no dia 8 de abril. A informação foi passada pela agência espacial norte-americana durante uma conferência ocorrida ontem terça-feira (23).

“Quando o rover Sojourner da NASA pousou em Marte em 1997, provou que perambular pelo Planeta Vermelho era possível e redefiniu completamente nossa abordagem de como exploramos Marte. Da mesma forma, queremos aprender sobre o potencial da Ingenuity para o futuro da pesquisa científica ”, disse Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciência Planetária na sede da NASA. “Apropriadamente nomeado, Ingenuity é uma demonstração de tecnologia que visa ser o primeiro voo motorizado em outro mundo e, se bem-sucedido, poderia expandir ainda mais nossos horizontes e ampliar o escopo do que é possível com a exploração de Marte.”

O helicóptero é uma mostra de tecnologia e sua missão é provar se é possível um voo motorizado em meio a atmosfera de Marte. O drone da NASA fará um rápido voo de 20 a 30 segundos e em seguida pousará.

Miini-helicótero Ingenuity- Foto: NASA

No entanto, antes do voo é preciso que o helicóptero seja liberado do rover e essa ação deve ser feita com cautela, pois o Ingenuity vai passar por uma pequena queda até o solo.

Desde que foi lançado em julho de 2020, com o Perseverance, estudos estão sendo feitos para se observar o comportamento do helicóptero, são eles:

  • Sobrevivendo do cruzeiro a Marte e pousando no Planeta Vermelho;
  • Desdobrando-se com segurança para a superfície a partir da barriga do rover Perseverance;
  • Manter-se aquecido de forma autônoma nas noites intensamente frias de Marte
  • Carregando-se autonomamente com seu painel solar;
  • Comunicar-se com sucesso de e para o helicóptero através da Estação Base de Helicópteros da Mars no rover;

A previsão é que ocorram mais de um voo do Ingenuity, contudo, só vai ser possivel se tudo der certo na primeira tentativa.

Ingenuity Mars Helicopter- Foto: NASA

Após os voos de testes, se bem-sucedidos, os dados vão ajudar em futuras missões tripuladas a Marte para ajudarão os astronautas em, analise de cavernas, mapeamento de áreas, transporte de cargas leves, entre outras ações.