Advertisement

‘Nova’ Mexicana de Aviación ainda não apresentou pedido para certificação diz diretor no Fórum da ALTA no México

Airbus A319 da Mexicana de Aviación

Um dos assuntos comentados no primeiro dia do Fórum de Líderes promovido pela ALTA em Cancún é a volta das operações da Mexicana de Aviación. O diretor da Agência Federal de Aviação Civil do México disse durante uma coletiva que nenhum pedido para obter a certificação foi apresentado.

Miguel Enrique Vallín disse que a empresa também não detalhou quais os modelos de aeronaves pretendem operar apesar dos boatos que seriam aeronaves da Boeing do modelo 737-800, algo que o presidente da fabricante para a América Latina e Caribe se esquivou de responder.

A estimativa seria de que em 1º de dezembro, a ‘nova’ Mexicana de Aviación possa iniciar suas operações, e segundo Vallín ainda é possível que aconteça desde que a empresa cumpra com todo o processo para obter o Certificado de Operador Aéreo (COA).

Durante o ALTA Leaders Fórum em Cancún, o diretor fez questão de ressaltar que a volta da tradicional companhia mexicana não proporcionará nenhum tratamento diferenciado e terá tratamento igual as demais. O diretor inclusive destacou que nenhum bilhete da companhia havia sido vendidos nos últimos meses.

Foto: Aero Icarus

O debate sobre a volta da Mexicana de Aviación se dá em razão da compra da empresa pelo governo do México, que deixou de operar há pouco mais de 13 anos por problemas financeiros. 

A companhia terá o controle estatal e será gerida pela Secretaria de Defesa Nacional e com operações comandadas pelo Ministério de Defesa Nacional. 

Segundo o secretário da Defesa Nacional Sandoval González em agosto, a ‘nova’ companhia estatal Mexicana de Aviación terá preços mais baixos em relação as outras empresas, representando uma redução de 18% a 20% nos valores. 

“Será um serviço de qualidade com custo acessível, não sendo um preço subsidiado mas sim um valor que teve como base o emprego da estrutura do estado mexicano em favor dos cidadãos”, disse González em agosto.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.