Advertisement

Novo auxílio bilionário dos EUA à Ucrânia inclui foguetes guiados por laser e mísseis antiaéreos

Míssil NASAMS Ucrânia

O Departamento de Defesa dos EUA (DoD) divulgou hoje (24) um novo pacote de auxílio militar à Ucrânia. Avaliado em US$ 2,98 bilhões, o pacote inclui foguetes guiados a laser, mísseis antiaéreos, drones e sistemas anti-drone.

Este é o maior pacote de assistência militar aos ucranianos até o momento, anunciado justamente no Dia da Independência Ucraniana. O material está sendo transferido sob os regulamentos da Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia (USAI). 

Obus M777, calibre 155mm, está entre as principais doações dos EUA à Ucrânia. Foto: DoD.

Através da USAI, o Pentágono pode adquirir equipamentos novos junto à indústria de defesa. É diferente do Presidencial Drawdown (PDA), onde o presidente só pode selecionar materiais do estoque das Forças Armadas dos EUA. 

“Este anúncio representa o início de um processo de contratação para fornecer capacidades prioritárias adicionais à Ucrânia a médio e longo prazo para garantir que a Ucrânia possa continuar a se defender como um estado independente, soberano e próspero. É a maior parcela de assistência de segurança para a Ucrânia até o momento”, diz o Pentágono. 

APKWS Foguete guiado por laser Ucrânia EUA Pentágono
Foguete guiado a laser APKWS também será doado à Ucrânia. Imagem: BAE.

Através do novo pacote, a os ucranianos devem receber: 

  • Mais seis baterias antiaéreas NASAMS, com mísseis adicionais;
  • Até 245.000 munições de artilharia de 155 mm;
  • Até 65.000 munições de morteiro de 120 mm;
  • 24 radares de contra-artilharia; 
  • Drones de vigilância e reconhecimento RQ-20 PUMA, bem como equipamentos de suporte para os drones Scan Eagle;
  • Sistemas anti-drone VAMPIRE; 
  • Foguetes APKWS guiados por laser; 
  • Financiamento para treinamento, manutenção e sustentação.

O pacote, segundo o Pentágono, “ressalta o compromisso dos EUA em apoiar a Ucrânia a longo prazo – representando investimentos plurianuais para construir a força duradoura das Forças Armadas da Ucrânia, enquanto continua a defender sua soberania face à agressão russa.”

AeroVironment RQ-20 Puma. Foto: AeroVironment

“Nos últimos seis meses, os ucranianos inspiraram o mundo com sua extraordinária coragem e dedicação à liberdade. Eles permaneceram resolutos e fortes diante da invasão da Ucrânia em grande escala pela Rússia”, disse o presidente Joe Biden nesta quarta-feira. 

“E hoje não é apenas uma celebração do passado, mas uma afirmação retumbante de que a Ucrânia orgulhosamente permanece – e continuará sendo – uma nação soberana e independente”, acrescentou Biden.

O anúncio da nova transferência veio enquanto Kiev se prepara para intensificar os ataques russos para coincidir com o seu Dia da Independência. O conflito também completa seis meses nesta quarta-feira, sem qualquer indício de uma resolução. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: EUA, Ucrânia, usaexport