O mais novo avião de combate dos Estados Unidos, o bombardeiro nuclear B-21 Raider, fez seu primeiro voo na tarde desta sexta-feira (10). A aeronave “invisível” aos radares e com capacidade nuclear começa agora a importante fase de voos de testes, devendo entrar em serviço ainda nesta década.
A primeira decolagem do Raider vem poucos dias depois que o jato stealth começou seus testes de táxi na Plant 42, uma instalação da Força Aérea dos EUA (USAF) em Palmdale, Califórnia. Foi de lá que o avião fabricado pela Northrop Grumman fez sua primeira decolagem. Confira no vídeo abaixo.
B-21 RAIDER FIRST FLIGHT 11-10-23 #RAIDER33 #B21Raider pic.twitter.com/3tEKudqDiw
— Matt Hartman (@ShorealoneFilms) November 10, 2023
https://twitter.com/thenewarea51/status/1723026708138209614
Como de costume em “primeiros voos”, o B-21 manteve seu trem de pouso estendido, acompanhado por um avião-paquera F-16. Também é possível ver o cabo e cone de dados aéreos, preso à traseira da aeronave que mantém o característico design de asa voadora do seu predecessor, o B-2 Spirit.
De Palmdale o B-21 seguiu para a base aérea de Edwards, também na Califórnia, onde os voos de testes serão realizados por funcionários da Northrop e militares da USAF.
“Os testes de voo são uma etapa crítica na campanha de testes gerenciada pelo Centro de Testes da Força Aérea e pela Força Combinada de Testes do B-21 da 412ª Ala de Teste para fornecer capacidades de ataque penetrantes, de longo alcance e de sobrevivência para impedir agressões e ataques estratégicos contra os Estados Unidos, aliados e parceiros”, disse a USAF em resposta ao portal The War Zone.

B-21 com o cabo e cone de dados aéreos em seu primeiro voo. Foto via The War Zone.
#BREAKING
B-21 RAIDER FIRST FLIGHT #RAIDER33 #B21Raider 11-10-23 pic.twitter.com/G8dr87bAa4— Matt Hartman (@ShorealoneFilms) November 10, 2023
O evento desta sexta-feira também confirma a fala do secretário da USAF, Frank Kendall, que disse em setembro que esperava o primeiro voo do B-21 ainda em 2023. “Se eu dissesse que sim, estaria fazendo uma previsão muito específica. E nunca faço isso em relação a um programa de aquisição para algo que ainda não aconteceu”, afirmou. Felizmente, a “previsão” de Kendall se confirmou.
O B-21 Raider está previsto para entrar em operação a partir de 2026, substituindo os bombardeiros B-1B Lancer e B-2 e operando ao lado do veterano B-52 Stratofortress. A USAF pretende adquirir mais de 100 aeronaves, formando uma família de sistemas baseada no novo avião.
Segundo a Northrop, o B-21 também é a primeira aeronave de sexta geração do mundo. “Por fora, a furtividade de última geração e os avanços em processos pouco observáveis tornarão a manutenção da aeronave mais fácil e menos dispendiosa do que os sistemas anteriores. No interior, a arquitetura aberta do B-21 permitirá uma rápida atualização, desde a inclusão de novas armas até atualizações de software, graças aos recursos avançados de rede e à migração bem-sucedida do ambiente em nuvem. Com essas inovações, o B-21 foi projetado para enfrentar as ameaças em constante evolução nas próximas décadas.”
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.