Itapemirim ITA
Foto: Gabriel Benevides/Aeroflap

No último sábado (23) abordamos sobre a situação da ITA Transportes Aéreos, comprada recentemente por uma nova empresa, inicialmente sem nenhuma ligação com o dono anterior, Sidnei Piva Jr.

A possível nova dona da ITA é a Baufaker Consulting, localizada em Brasília, com sede em um co-working. A empresa está no nome de Areta Honda Baufaker, ex-exposa do empresário do ramo imobiliário Galeb Baufaker Júnior.

E em uma entrevista para o Jornal O Globo (confira Clicando Aqui) Baufaker contou um pouco mais sobre seu planejamento para a nova aérea. Prometendo restaurar a realização de voos regulares com a Itapemirim, reformulada e com outro nome, Galeb diz que a empresa deverá ter inicialmente cinco aviões A320ceo.

Contudo, antes a ITA precisa resolver seus problemas principais, uma dívida de R$ 180 milhões, falta de confiança dos consumidores e do mercado, e restaurar suas autorizações na ANAC que permitem voos com passageiros a bordo.

De acordo com Baufaker, na entrevista, ele planeja quitar a dívida da empresa com precatórios de dívidas, atualmente na justiça, sem dar um detalhamento do prazo de seis meses para parte da dívida ser quitada.

“O restante será monetizado através dos meus precatórios que já estão sendo apresentados a dois bancos. Alguns credores, como empresas de leasing, também podem se interessar por esses créditos”, disse Galeb Baufaker Jr. em entrevista ao O Globo.

Galeb também ressaltou que planeja administrar a nova companhia aérea com “pé no chão” e sem as loucuras de Sidnei. O planejamento de 50 aviões na frota é para depois de 15 anos operando voos, não nos primeiros 12 meses, ressaltou Caleb.