KAI LAH Canadá
Aeronave LAH foi exposta a temperaturas de -32ºC. Foto: KAI/Divulgação.

A Korea Aerospace Industries (KAI) completou uma série de testes com o Light Armed Helicopter (LAH) no frio extremo de Yellowknife, no norte do Canadá. Durante cerca de dois meses, o helicóptero foi levado aos limites em temperaturas abaixo de -30 graus Celsius.

Ao todo, 165 itens foram testados em 40 voos realizados entre dezembro de 2021 e fevereiro deste ano. Uma das avaliações mais rigorosas foi o chamado “teste de imersão”, onde o LAH ficou exposto exposto a -32°C por 12 horas, informa a fabricante

“O LAH provou que pode exibir desempenho de voo mesmo em ambientes de baixa temperatura, verificando as características de manobrabilidade da aeronave, como desempenho, vibração e carga por exposição a temperaturas criogênicas por um longo período de tempo”, diz KAI.

Além da KAI, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA), o Instituto de Ciências e Pesquisa de Defesa e o Exército Sul-Coreano também participaram da campanha de testes do helicóptero no Canadá. 

Foto: KAI.

Insoo Park, diretor administrativo do LAH System Low Temperature Test Task Force, disse: “Mesmo no ambiente extremo abaixo de -30 graus Celsius, concluímos o teste de voo com o coração de ser um representante nacional.”

O LAH e sua versão civil LCH são baseados no Airbus Helicopters H155. O modelo deve substituir os helicópteros AH-1S Cobra e MD500 Defender, que equipam a aviação do Exército Sul-Coreano.
Foto: KAI/Divulgação.
 
O desenvolvimento da aeronave começou em 2015, com o primeiro protótipo sendo revelado em 2018. Em abril do ano passado, a KAI informou que completou a integração do canhão rotativo de 20mm e dos lançadores de foguetes de 70mm. Além disso, o LAH poderá empregar mísseis antitanque. Em paralelo, a KAI também trabalha para integrar drones de pequeno porte ao helicóptero.