A Cirrus Aircraft e a Plane Aviation, respectivamente, fabricante e representante das aeronaves Cirrus anunciam a primeira aparição do novo modelo Vision Jet em nosso país.

Com uma frota de SR20, SR22 e SR22T superior a 6.500 aeronaves operando em mais de cinquenta países, aeronaves reconhecidamente de alta tecnologia, elevado padrão de segurança e líder do mercado mundial há onze anos consecutivos, a Cirrus Aircraft vai apresentar o novo Cirrus SF50 Vision Jet nos dias 06/07/08 de outubro próximo, no Hotel Portobello Resort em Mangaratiba – RJ.

O resort localizado na Rodovia Rio-Santos dispõe de marina e aeroporto próprio para receber os convidados da Cirrus e Plane Aviation vindos por qualquer meio de transporte. Hoje existem quase 600 clientes na lista de espera do Vision. Aproximadamente 10% são do Brasil.

Foto  - Cirrus Aircraft/Divulgação

No evento o SF50 fará alguns voos de demonstração reservados a clientes que estão na lista de espera para receber a aeronave já em 2018. Além da grande expectativa do mercado brasileiro para esse novo modelo de aeronave, os clientes Cirrus que aguardam para receber o Vision estão particularmente empolgados. Para 2018 existe a previsão de entrega de 9 unidades do Vision no nosso território.

Para compor seu novo jato executivo a Cirrus escolheu um conjunto de especificações que fazem jus ao pequeno avião com 12 metros de envergadura que faz parte da categoria Very Light Jet. Mesmo com seu pequeno tamanho o Vision Jet é capaz de transportar até 5 adultos e 2 crianças a bordo, além de ser capaz de voar com somente um piloto, o modo Single Pilot.

Foto - Cirrus Aircraft

Nos aviônicos a Cirrus incorporou um sistema da Garmin baseado em toques na tela, uma tecnologia já conhecida em jatos de sucesso, como o Embraer Phenom. Esse sistema porém é exclusivo no Vision Jet, feito a partir de uma parceria da Garmin com a Cirrus.

O Vision Jet também avançou muito em performance, para quem imaginava um desempenho ruim na decolagem e pouso, devido a ter somente um motor, a Cirrus diz que com o peso máximo é possível decolar em 620 metros e pousar com aproximadamente 500 metros. Seu peso máximo é de 2722 kg, enquanto sem combustível e passageiros o Vision pesa 1620 kg. Essa aeronave pode levar até 907 quilos de combustível, para voar por aproximadamente 2200 km. 

A Cirrus também escolheu o motor Williams International FJ33-5A, com tecnologia Turbofan de alto bypass, para propulsionar a aeronave. Esse motor é capaz de entregar 1800 lbs de empuxo e promete ser bastante econômico perto de outras aeronaves. O Vision Jet voa com até 300 knots de velocidade (aproximadamente 560 km/h) e seu teto máximo de voo é de 28 mil pés.

Atualmente é possível encomendar um Vision Jet por apenas US$ 1,9 milhão.

 

O motor falhou! E agora?

Foto - Cirrus Aircraft/Divulgação
Foto – Cirrus Aircraft/Divulgação

A Cirrus é bastante conhecida por incorporar paraquedas em suas aeronaves com somente um motor, em caso de falha do motor, o piloto pode optar por usar o dispositivo e assim diminuir as chances de um acidente fatal.

Com o Vision Jet não foi diferente, a aeronave recebeu um paraquedas em seu nariz, que se apoia nas asas quando acionado, utilizando o mesmo mecanismo do SR-20, o avião à hélice da Cirrus. Esse paraquedas garante também a diminuição de fatalidades caso o único motor do Vision pare de funcionar durante o voo.