F-14 Top Gun: Maverick
Novo teaser reforça presença do F-14 em Top Gun: Maverick.

Um novo teaser de Top Gun: Maverick foi publicado hoje (25) e as imagens reforçam que o clássico Grumman F-14 Tomcat vai sim enfrentar – e vencer – o Sukhoi Su-57 russo de quinta geração. O vídeo foi postado no YouTube no canal de uma rede de cinemas da Eslovênia. 

No último trailer, lançado há três semanas, o caça russo “invisível aos radares” fez sua primeira aparição, manobrando contra o F-14 tripulado por Rooster (Miles Teller) e Maverick (Tom Cruise). Agora, o novo teaser de 30 segundos traz algumas novas imagens não vistas em outras prévias do longa metragem. 

A principal é cena é um clipe de quase três segundos em que o F-14 Tomcat dispara um míssil contra o Su-57, que já estava caindo em chamas. 

Também vemos, pela primeira vez, imagens do painel frontal do Tomcat, com a mão de Maverick jogando o manche para a esquerda. Interessantemente, o seletor de armas está na posição “Gun”, indicando que o combate seria um dogfight clássico com emprego do canhão. O F-14 carrega um M61 Vulcan de 20mm no lado esquerdo da fuselagem. 

O frame anterior, no entanto, mostra Maverick no cockpit de um F/A-18. 

Logicamente estas imagens foram produzidas com recursos de computação gráfica, já que o F-14 não voa mais nos Estados Unidos desde 2006 e a Rússia não iria disponibilizar seu caça mais moderno para isso.

Ainda assim, cenas em solo com um F-14 foram gravadas. Boa parte dos takes com os F/A-18 Super Hornet também são verdadeiros, como mostra o último vídeo com o treinamento dos atores. 

Cobra Super Hornet Top Gun maverick
Novo trailer também mostra outro ponto de vista do F/A-18 executando a manobra Pugachev’s Cobra.

Outro frame interessante mostra a visão do Super Hornet tripulado pelo personagem de Tom Cruise executando a manobra Pugachev’s Cobra enquanto dispara flares (contramedidas para mísseis guiados por calor). 

Além da presença do F-14, que tem aparecido desde o primeiro trailer lançado em 2019, esta cena tem gerado polêmica entre entusiastas de aviação e cinema já que o Super Hornet, em teoria, não pode realizar a manobra feita pela primeira vez pelos suecos a bordo do Saab Draken.

A acrobacia foi batizada em homenagem ao piloto russo Viktor Pugachev, que foi o primeiro a demonstrar a manobra em um show, a bordo do Su-27 Flanker em 1989.

Todavia, o jato naval norte-americano já realizou manobras parecidas em shows aéreos. 

De qualquer forma, devemos lembrar que no final das contas, é Hollywood! Top Gun: Maverick chega aos cinemas em 26 de maio de 2022.