Advertisement

Novos F-16 Block 70 partem para o Oriente Médio em voo de entrega

Esquadrilha com três caças F-16 Block 70 seguiu em voo de entrega para a Força Aérea Real do Bahrein. Foto: Lockheed Martin.

O primeiro grupo de caças F-16C/D Block 70 deixaram as instalações da Lockheed Martin em voo de translado até o Oriente Médio, informou a fabricante na quarta-feira (06). Três aeronaves decolaram da planta da companhia em Greenville (Carolina do Sul) até o Bahrein, um dos primeiros clientes do “novo” avião de caça. 

A “esquadrilha”, composta por dois F-16D bipostos e um F-16C de um assento, marca o primeiro voo de entrega desde que a nova linha de montagem do Viper foi estabelecida em Greenville. Antes fabricados no Texas, a produção do F-16 foi transferida para dar lugar ao F-35 de quinta geração. 

Segundo a Lockheed, o evento destaca o papel do Bahrein como o primeiro membro do Conselho de Cooperação do Golfo a operar o F-16 e agora o primeiro a integrar a variante F-16 Bloco 70 na sua frota.”

Dois 16 aviões encomendados pelo Bahrein, cinco já foram produzidos. Além dos três que seguiram para o país, outros dois estão realizando missões de teste de voo na Base Aérea de Edwards, Califórnia, com o 416º Esquadrão de Testes de Voo. As demais aeronaves encontram-se em vários estágios de produção e testes, informou a Lockheed.

“Com a introdução do F-16 Block 70, estamos testemunhando um salto significativo nas capacidades dos caças”, disse OJ Sanchez, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Caça Integrado da Lockheed. “A integração desta plataforma comprovada permitirá que a Força Aérea Real do Bahrein proteja seus céus de forma eficaz e faça parceria com aliados em todo o mundo.”

A Força Aérea Real do Bahrein já usuária do F-16 há mais de 30 anos. As primeiras 12 aeronaves foram adquiridas em 1987; outros 10 caças foram comprados em 1998. Os novos aviões foram adquiridos em 2018 e estão avaliados em US$ 1,2 bilhão. 

Cinquenta anos após seu primeiro voo, o F-16 segue como o avião de caça mais usado no mundo, com mais de 3000 aeronaves em serviço em 25 países. Atualmente a Lockheed possui uma recheada carteira de pedidos para o F-16 inclui inclui 133 aeronaves para seis países. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Bahrein, F-16