Advertisement

F-16: Turquia recebe carta para compra de novos caças dos Estados Unidos

F-16 Block 50+ da Turquia. Foto: Aldo Bidini.

A Turquia está cada vez mais próxima de adquirir novos caças de caça F-16 Fighting Falcon, tendo recebido a Carta de Oferta e Aceitação (LOA) do governo dos Estados Unidos. Agora, Ancara deverá avaliar os termos impostos por Washington para a compra das aeronaves. 

O recebimento da carta foi confirmado pelo contra-almirante Zeki Akturk, pota-voz do Ministério da Defesa Turco. “Nosso ministério recebeu os projetos de cartas de oferta e aceitação enviadas pelos EUA para a venda de 40 novos F-16 Block-70 e 79 kits de modernização, munições e equipamentos. Iniciamos a avaliação necessária.”

O recebimento da carta vem pouco mais de um mês depois do Departamento de Estado dos EUA ter aprovado a venda dos aviões, que ainda teve que ser avaliada pelo Congresso estadunidense. Estimado em US$ 23 bilhões, o negócio inclui mais de 1500 mísseis e 860 bombas inteligentes. Após a revisão da carta, espera-se que autoridades dos dois países se reúnam para finalizar o acordo.

Formação de três caças F-16 Fighting Falcon da Turquia. Foto: Força Aérea Turca.
Formação de três caças F-16 Fighting Falcon da Turquia. Foto: Força Aérea Turca.

Desde 2021 a Turquia tenta comprar os F-16 Block 70 para reforçar a frota da sua força aérea. As tratativas começaram cerca de dois anos depois do país ter sido expulso do programa do caça stealth F-35 Lightning II, resultado de aproximações com a Rússia e a compra de mísseis antiaéreos daquele país. Após esses e outros eventos, as relações entre Turquia e Estados Unidos, ambos aliados na OTAN, estremeceram ainda mais. 

A venda dos aviões, no entanto, passou a ser condicionada à ratificação da entrada da Suécia para a aliança militar. Logo depois que os legisladores turcos deram luz verde à Suécia, o presidente Joe Biden começou movimentos para garantir a aprovação dos congressistas.

Com cerca de 200 aeronaves, a Turquia possui hoje a terceira maior frota de caças F-16, superada pelas forças aéreas de Israel e Estados Unidos. 

Com informações de Reuters

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Estados Unidos, F-16, Turquia