Advertisement

O que torna o Airbus A321XLR tão atraente para as companhias aéreas?

A321XLR Airbus A321neo companhias Aéreas Passageiros

Sendo o capítulo mais recente no desenvolvimento contínuo do programa da Família A320, o Airbus A321XLR fica lado a lado com widebodies na frota de uma companhia aérea quando o assunto é alcance. A nova aeronave introduz a flexibilidade para adicionar capacidade, abrindo possibilidade de novas rotas ou até mesmo a continuidade na operação de rotas existentes que antes eram operados por aviões ‘maiores’. Tudo isso queimando 30% menos combustível por assento do que as aeronaves concorrentes da geração anterior, por cerca de metade do custo de viagem dos widebodies modernos.
 
Esta versatilidade explica porque a Airbus recebeu até agora mais de 550 pedidos, de mais de 25 clientes! Simplificando, o A321XLR é um avião capaz de ampliar redes das companhias aéreas. E graças à cabine Airspace, instalada de série, pode ser configurada para combinar conforto com densidade, conforme os requisitos da companhia aérea.
 

Qual a diferença entre o A321XLR e um A321neo clássico? 

Em primeiro lugar, o A321XLR é membro da família A320 como qualquer outro. Isso facilita a entrada em serviço para clientes que já operam o tipo, em termos de gestão de peças sobressalentes ou escalação de tripulação, por exemplo.
 
Estruturalmente, a principal adição é o tanque central traseiro com capacidade para 12.900 litros de combustível. Com um tanque central adicional opcional, ele estende o alcance máximo do A321XLR para 4.700 milhas náuticas (7.564 km)  ou 11 horas de voo. 
 
Para aproveitar ao máximo esta nova capacidade de combustível, o peso máximo de decolagem do A321XLR foi aumentado em comparação com o A321LR ( Long Range), pesando 101 toneladas em comparação com 97 toneladas. Em seguida, reforçamos o trem de pouso principal e do nariz e, claro, aumentamos a capacidade de transporte de água do A321XLR para atender voos mais longos.
 

Qual é a percepção do mercado em relação às viagens de longo curso em corredor único?

No topo da lista, mesmo pares de cidades bem estabelecidos, como Londres-Miami ou Sydney-Kuala Lumpur, se beneficiarão do ponto ideal durante todo o ano que o XLR oferece às companhias aéreas.

Como parte da campanha de certificação, a Airbus colocará cerca de 200 funcionários apaixonados que trabalharam no programa a bordo da aeronave de testes para avaliar a experiência de cabine completa no início de outubro para que possam fornecer um feedback antecipado sobre todos os aspectos dos passageiros a bordo do A321XLR.
 
 
 
 
Leia também: 
 
 
 
Fonte: Airbus

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: A321XLR, Aeronaves, Airbus, usaexport