Os operadores aéreos e as organizações de manutenção de produto aeronáutico passaram a contar com um Programa de Transformação Digital (PTD) no âmbito da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Instituída pela Portaria 8.499/SP0, de 7 de julho de 2022 (clique no link para acessar), a iniciativa busca ampliar a segurança e a eficiência da aviação civil.

Alinhado ao Programa Voo Simples, que foi instituído para modernizar o setor aéreo, o PTD busca auxiliar operadores aéreos e organizações de manutenção no processo de transformação digital. O objetivo da transformação digital vai além da simples substituição de processos físicos por ferramentas digitais.

Trata-se de um esforço para a orientação de decisões e processos a partir de dados coletados no intuito de mudar não só a forma como se faz o trabalho atualmente, mas o próprio comportamento dos envolvidos.

No Programa de Transformação Digital, a ANAC trabalhará em parceria com o mercado para identificar e tratar as dificuldades na adoção de ferramentas eletrônicas e processos automatizados.

Um dos focos do programa são os registros eletrônicos de operações e manutenções, que possibilitam a automatização de tarefas e a troca de informações, tornando os processos mais eficientes e econômicos para operadores e oficinas.

A utilização desses dados digitais reduz erros de processamento, garantindo que procedimentos sejam realizados conforme previsão em manuais.

Assim, uma vez implementada, a transformação digital dos operadores aéreos e organizações de manutenção consistirá em um reforço para o desenvolvimento e a segurança da aviação civil brasileira.

 

Via: ANAC