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OTAN conclui testes de REVO entre frota de A330 MRTT, caças Gripen e aviões-radar E-3

E-3 Sentry da OTAN em REVO com um A330 MRTT da MMF.

A Frota Multinacional MRTT (MMF) da OTAN concluiu a primeira fase dos testes de reabastecimento em voo (REVO) entre o A330 MRTT, caças JAS-39 Gripen e aviões-radar E-3 Sentry. 

A campanha de ensaios foi liderada pela Organização de Testes da Força Aérea Holandesa, ao lado da Força Aérea Sueca e da própria OTAN, que forneceram os Gripens e o E-3 AWACS, respectivamente. A Força Aérea dos EUA também apoiou a campanha, fornecendo pilotos de testes para o E-3. 

Os testes com os Gripen suecos foram concluídos ainda em outubro, após uma série de voos sobre o Mar Báltico com um A330 MRTT e jatos JAS-39C/D. A aprovação final para os caças fabricados pela Saab está prevista para 2023.

Segundo o Comando Aéreo Aliado, os testes de voo fornecerão as autorizações técnicas e operacionais para certificar o AWACS da OTAN para executar missões de reabastecimento aéreo com uma aeronave da MMF.

“Este é um marco importante para a Aliança e um grande esforço de colaboração entre muitas organizações. Pela primeira vez, tanto o receptor quanto o reabastecedor são ativos de propriedade da OTAN”, disse Jan Der Kinderen, gerente do sistema MMF, coordenado pela Agência de Apoio e Compras da OTAN (NSPA).

Caças JAS-39 Gripen em formação com o A330 MRTT da MMF/OTAN durante os ensaios de REVO.
Caças JAS-39 Gripen em formação com o A330 MRTT da MMF/OTAN durante os ensaios de REVO. Foto: OTAN.

“Assim que obtivermos a certificação, o MRTT poderá realizar operações de reabastecimento aéreo com o AWACS, ampliando o alcance das missões “NATO’s Eyes in the Sky”.

A primeira fase dos testes envolve conexões secas e transferências de combustível dos A330 MRTT para os E-3 Sentry, buscando obter todos os cerificados necessários. Com a conclusão dos ensaios, os aviões-radar da OTAN serão as primeiras aeronaves pesadas certificadas para operações de REVO com os meios da MMF. 

OTAN/Divulgação.

O REVO é uma capacidade crítica para as forças da OTAN em operações que requerem missões de longo alcance. A capacidade básica de combustível de 111 toneladas do MRTT permite que a aeronave se destaque em missões de reabastecimento em voo, eliminando a necessidade de aviões-tanque adicionais.

Após a conclusão bem-sucedida dos testes e uma vez recebida a certificação das respectivas Autoridades de Aeronavegabilidade Militar, a frota MMF será capaz de reabastecer tanto os AWACS E-3A da OTAN quanto os E-3G da USAF, aumentando assim a capacidade operacional geral da aliança.

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A330 MRTT, Gripen, OTAN, reabastecimento em voo, usaexport