Advertisement

OTAN e Suécia testam REVO entre Gripen e Airbus A330 MRTT

Campanha de testes de reabastecimento em voo (REVO) entre A330 MRTT da OTAN e caças Saab JAS-39 Gripen da Suécia

A Frota Multinacional MRTT (MMF) da OTAN e a Força Aérea Sueca iniciaram em 04/10 a campanha de testes de reabastecimento em voo (REVO) entre os caças Saab Gripen e o avião-tanque Airbus A330 MRTT. 

A campanha envolve testes em solo e em voo sobre o Mar Báltico com um avião-tanque A330 da MMF e caças JAS-39C/D Gripen da Suécia. Os testes devem ser concluídos na sexta-feira (21), com aprovação final prevista para o início de 2023. 

Foto: NSPA/OTAN.

Segundo a OTAN, Suécia, República Tcheca e demais usuários do Gripen poderão usar os A330 MRTT da MMF em missões de REVO, permitindo o cumprimento de missões de longo alcance sem precisar de pousos para reabastecimento.

Segundo Jan Der Kinderen, Gerente de Sistemas da Agência de Apoio e Aquisições da OTAN (NSPA), a frota MMF poderia, até agora, fazer uso da documentação de autorizações  já existente realizadas por outros usuários do Airbus A330 MRTT, como Austrália e Reino Unido. No entanto, ainda não existe documentação sobre o REVO entre o caça sueco e o MRTT. 

“Como o Gripen é operado pela Tchéquia, um de nossos valiosos parceiros da MMF, decidimos que a MMF assumiria a liderança no processo de certificação do receptor”, afirma Kinderen.

Foto: NSPA/OTAN.

Para obter a certificação, a Frota Multinacional MRTT trabalha em estreita colaboração com as Organizações de Teste de Voo Sueca e Holandesa para realizar os voos necessários. 

A MMF da OTAN e gerenciada pela NSPA, fornece transporte estratégico, REVO e recursos de evacuação aeromédica para suas seis nações participantes (Bélgica, República Tcheca, Alemanha, Luxemburgo, Holanda e Noruega). A Multinational Multirole Tanker Transport Unit (MMU), formada por militares das seis nações participantes, opera a frota. Todos os seis Aliados têm acesso aos recursos do MMF com base no número de horas de voo contratadas. Até o momento, sete aeronaves foram entregues à Unidade, com entregas finais previstas para 2024. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A330 MRTT, Gripen, OTAN, usaexport