Advertisement

Exercício nuclear da OTAN na Europa reúne 60 aeronaves de 14 países

Caça stealth F-35A stealth lançando uma versão de testes da bomba nuclear tática B61-12.

Começa hoje (17) na Bélgica o exercício Steadfast Noon 2022. O treinamento de capacidades de dissuasão nuclear da OTAN envolve mais de 60 aeronaves de 14 nações da aliança militar liderada pelos EUA. 

Segundo a OTAN, o Steadfast Noon segue até o dia 30 deste mês e terá a participação de aeronaves de bombardeio, ataque, vigilância, reabastecimento e caças de 4ª e 5ª Geração (stealth).

A Força Aérea dos EUA vai enviar bombardeiros B-52 Stratofortress para o treinamento conjunto. Os aviões irão da Base Aérea de Minot, em Dakota do Norte, até a Europa, onde acontece o exercício.

B-52 tripulante B-52H EUA Bombardeiro
Bombardeiro B-52H Stratofortress sobre o Oriente Médio. Foto: USAF

Os voos de treinamento ocorrerão sobre a Bélgica, que sedia o exercício, bem como sobre o Mar do Norte e o Reino Unido. A aliança ainda afirma que armas reais não serão empregadas. 

O Steadfast Noon é hospedado por um Aliado da OTAN diferente a cada ano. “Este exercício ajuda a garantir que a dissuasão nuclear da Aliança permaneça segura, protegida e eficaz”, disse a porta-voz da OTAN Oana Lungescu.

Caças F-22 dos EUA e F-16 da Polônia durante treinamento e demonstração de força da OTAN
Caças F-22 dos EUA e F-16 da Polônia durante treinamento e demonstração de força da OTAN. Foto: OTAN.

Ainda de acordo com a OTAN, o exercício está alinhado com o novo ‘Conceito Estratégico’ da organização, aceito pelos líderes dos países membro na Cúpula de Madri em junho. O conceito promete “preservar a paz, prevenir a coerção e dissuadir a agressão” através do aprimoramento contínuo das capacidades nucleares.

“Enquanto existirem armas nucleares, a OTAN continuará a ser uma aliança nuclear. O objetivo da OTAN é um mundo mais seguro para todos; buscamos criar o ambiente de segurança para um mundo sem armas nucleares”, reforça a aliança em comunicado. 

Caça Dassault Rafale portando o míssil nuclear ASMP-A
Rafale com o míssil nuclear ASMP-A. Foto: Armée de l’Air.

A organização reforça que o Steadfast Noon é um treinamento de rotina e não está ligado a nenhum evento mundial atual. Ainda assim, Reuters observa que a atividade ocorre enquanto o mundo, especialmente a Europa,  vive as tensões da guerra entre Rússia e Ucrânia. 

O exercício poucos dias depois que Vladimir Putin voltou a ameaçar o uso de artefatos nucleares contra a OTAN e o país invadido em fevereiro. Além disso, o cronograma deve coincidir com o exercício nuclear russo Grom, geralmente realizado no final de outubro de cada ano.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Nuclear, OTAN, usaexport