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Boeing testa naceles para novos motores Rolls-Royce do B-52

B-52 motores naceles

A Boeing completou recentemente os testes em túnel de vento das naceles dos novos motores para o bombardeiro B-52 Stratofortress. A avaliação faz parte do processo de substituição dos antigos motores TF33 para os Rolls Royce F130 mais novos. 

Para os testes, a companhia usou modelos similares aos que os engenheiros usaram nos anos 1950, quando o avião surgiu. Mesmo com tanta idade, o B-52 passará por uma série de modernizações para mantê-lo voando além de 2050, década em que completará 100 anos desde seu primeiro voo. 

A Força Aérea dos EUA (USAF) conta com 72 bombardeiros B-52H, todos equipados com oito motores Pratt & Whitney TF33, versão militar do JT3D usado no 707. A fabricação dos motores encerrou em 1985 e, conforme estudos da USAF, não terão mais condições de manutenção a partir de 2030. 

Dessa forma foi lançado o Programa de Substituição Comercial de Motores do B-52, um dos principais aspectos de sua atualização. Há um ano a Rolls Royce foi selecionada para fornecer 608 motores F130, superando as ofertas da Pratt & Whitney e General Electric.

Trata-se de uma versão militar do BR700 usado em jatos executivos como o Bombardier Global Express e Gulfstream G650. Os motores serão fabricados pela Rolls Royce, enquanto a integração ao jato será realizada pela Boeing. Os Rolls Royce F130 darão ao B-52 mais eficiência, facilidade de manutenção e menos dependência de aviões-tanque.

Rolls Royce F130
Rolls Royce/Divulgação.

Os novos motores turbofan são maiores que os TF33 atuais, o que levou ao desenho de novas naceles, fabricadas pela Spirit AeroSystems. Segundo o engenheiro de aerodinâmica Mike Seltman, as naceles maiores estão mais próximas da asa. Isso, ele diz, “traz aspectos interessantes em termos de controlabilidade, por isso estamos fazendo o teste do túnel de vento: para garantir que temos tudo isso abordado.”

A USAF espera ter seus primeiros B-52 com novos motores até 2027, com vistas para obter a Capacidade Operacional Inicial em 2030. Além dos F130, os bombardeiros ainda receberão uma nova suíte de guerra eletrônica, radar AESA APG-79 (o mesmo do F/A-18 Super Hornet), modificações nos aviônicos e até na configuração de tripulantes. Com uma modernização tão extensa, os aviões terão um outro nome: B-52J ou B-52K. 

Com informações de The Aviationist, The War Zone. 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: B-52, Boeing, Motores, usaexport