Advertisement

Agravamento na segurança mundial faz Holanda abrir nova base com caças F-35

Caças stealth F-35 da Força Aérea Real da Holanda Foto: RNLAF.

O Ministério da Defesa da Holanda quer reabrir uma base aérea com caças F-35 Lightning II como resposta à “deterioração na situação de segurança mundial”. Esta deverá ser a terceira localidade do país com aviões stealth. 

Segundo o comunicado do Ministério, publicado nesta sexta-feira (14), o agravamento na segurança do mundo trouxe um aumento nos voos e uma necessidade de mais treinamento das forças armadas, o que também demanda mais espaço.

“Devido ao fechamento das bases aéreas de Soesterberg, Twenthe e Valkenburg há cerca de 16 anos, o Ministério da Defesa tem pouco espaço para expandir o número de voos. Todas as bases aéreas estão ‘cheias’ ou quase cheias. A reabertura da Base Aérea De Peel ajuda a resolver a falta de espaço nas bases aéreas.”

F-35 A Holanda OTAN
F-35 da Real Força Aérea da Holanda. Foto: Anno Gravemaker

Localizada no sudeste do país, na fronteira com a Alemanha, De Peel é um aeródromo originalmente construído na década de 1950 como uma base reserva. O local nunca foi sede permanente de algum esquadrão, mas recebeu diversas aeronaves em treinamentos até ser desativado em 1993 e servir como uma  base para o Comando de Defesa Aérea do Exército Holandês. 

Com a chegada dos F-35, a Força Aérea Real Holandesa (RNLAF) chegou a fazer voos de experiência no local. O Ministério deseja tornar De Peel a terceira base do país a operar com o jato. Atualmente a RNLAF tem caças F-35 nas bases de Volkel e e Leeuwarden. 

“Após a reabertura, 12 caças poderão decolar no máximo 1.800 vezes e pousar 1.800 vezes em De Peel a cada ano. São 3.600 movimentos de voo por ano. A defesa indicou que deseja voar 3 períodos de 6 semanas ou um período de 24 semanas por ano. A base aérea está então aberta de segunda a quinta-feira das 07:00 às 24:00 e na sexta-feira das 07:00 às 16:45”, diz a pasta, afirmando ainda que a operação de aeronaves de alerta antecipado (AWACS) em De Peel não está prevista. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-35, Holanda, usaexport