Advertisement

Bulgária quer alugar caças Gripen enquanto espera pelo F-16

Caças Saab JAS-39 Gripen da Hungria

O Governo da Bulgária está procurando caças novos para operar enquanto aguarda a chegada de novos F-16 dos EUA. Dentre as opções está a compra ou leasing de 10 Saab JAS-39C/D Gripen da Suécia. 

Segundo o 24 Chasa, uma carta do ministro interino da Defesa Dimitar Stoyanov ao seu colega sueco Peter Hultqvist deixa clara a intenção do país em adquirir ou alugar os Gripens

Imagem: Daily 24.

No documento, enviado em 30/09, Stoyanov solicita a Hultqvist a oferta de 10 caças Gripen que serão produzidos e entregues em pelo menos dois anos contados a partir da assinatura do contrato. Ele também diz na carta que a opção de leasing seria melhor para as “necessidades específicas de nosso país para implantação da Missão de Policiamento Aéreo.”

Apesar da carta endereçada aos suecos, Stoyanov também buscou outras opções além dos JAS-39. Segundo o See News, ele mandou solicitações de propostas aos Estados Unidos, França e Israel. Até agora, apenas França e Suécia responderam, com os franceses oferecendo o aluguel de caças Mirage 2000. 

MiG-29 Bulgária
MiG-29 Fulcrum da Força Aérea Búlgara.

“Estamos fazendo os maiores esforços para obter oito motores da Polônia. As discussões estão em estágio avançado, mas ainda não há uma decisão final”, disse o ministro interino referindo-se aos motores Klimov RD-33 para os caças MiG-29 Fulcrum, atualmente operados pela Bulgária. Ele acrescenta que esses motores só poderão ser usados até o final de 2023, o que torna necessário buscar ofertas para aquisição de outras aeronaves.

Retorno sueco

Entre 2016 e 2018 a Bulgária lançou a licitação para adquirir caças novos. Apesar de ter sido mencionado como favorito pelo então governo, o Saab Gripen foi superado pelo Lockheed Martin F-16V Viper dos Estados Unidos, com a compra inicial de oito aviões. Outros oito serão adquiridos através de um novo pacote, aprovado pelos EUA. 

F-16V Artwork
Projeção artística do F-16V com loadout ar-ar. Imagem: Lockheed.

A entrega dos aviões estava prevista para 2023, mas foi atrasada para 2027-2028. Até lá, a Bulgária, membro da OTAN, terá que operar um outro vetor para se proteger. Dessa forma, o Gripen pode representar um retorno sueco ao país, ainda que temporariamente. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Bulgária, F-16, Gripen, usaexport