Advertisement

Bulgária vai comprar mais oito caças F-16V Block 70

F-16V Artwork

O Ministério da Defesa da Bulgária foi autorizado a comprar um segundo lote de oito caças Lockheed Martin F-16V Block 70 dos EUA. O país já havia assinado a compra de outros oito aviões em 2019. 

Dimitar Stoyanov, ministro interno da Defesa, confirmou a autorização do governo local. A venda do segundo lote já havia sido autorizada pelos Estados Unidos em abril deste ano

“Adquirir novas aeronaves é extremamente importante para a força aérea búlgara. Temos aeronaves soviéticas antigas, que não podemos manter por causa dos problemas que ocorreram após o conflito na Ucrânia”, disse Stoyanov a repórteres.

Lockheed Martin F-16V Block 70 Bulgária
F-16V Block 70. Imagem: Lockheed Martin.

“O novo pacote inclui recursos para ataques ar-superfície e ar-ar, o que significa que teremos um esquadrão completo de 16 aeronaves”, afirma o Ministro. Serão quatro F-16C e quatro F-16D de dois assentos.

Membro da OTAN, a Bulgária está tentando se livrar dos seus MiG-29 Fulcrum e L-39 Albatros. A transferência das aeronaves para a Ucrânia também cogitada mas, até agora, o destino dos jatos é incerto. 

F-16V cockpit
Cockpit do F-16V Viper Block 70/72.

Conforme o governo dos EUA, o novo contrato, avaliado em US$1.673 bilhão, inclui 19 mísseis de médio alcance AIM-120C AMRAAM, 20 mísseis de curto alcance AIM-9X Sidewinder Block II, 28 bombas GBU-39 SDB, quatro pods Sniper para orientação de bombas e identificação de alvos, kits JDAM para bombas Mk.82 de 500 libras e outros itens como treinamento, apoio e suporte logístico e de engenharia. O principal sensor da aeronave é o radar de varredura eletrônica ativa (AESA) APG-83 SABR, da Northrop Grumman.

Enquanto espera os F-16, a Bulgária faz reformas na base aérea de Graf Ignatievo para receber os novos caças. Os MiG-29 e L-39 serão transferidos ao aeroporto de Plovdiv enquanto isso. A entrega dos caças norte-americanos estava prevista para 2023, mas agora o país espera receber os aviões apenas no primeiro trimestre de 2025. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Bulgária, F-16 Block 70, usaexport