Advertisement

OTAN: Espanha envia caças para missão de policiamento aéreo na Bulgária

Caça Eurofighter Typhoon da Força Aérea Espanhola. Seis caças e 150 militares foram enviados à Bulgária como missão da OTAN.

O Ejercito del Aire (Força Aérea da Espanha) enviou um destacamento de caças Eurofighter Typhoon para a Bulgária. Os jatos atuarão na Missão de Policiamento Aéreo Aprimorado da OTAN.

As forças aéreas búlgara e espanhola cumprirão juntas tarefas de policiamento aéreo até o dia 02 de dezembro. O destacamento espanhol inclui 150 militares seis caças Typhoon, localmente designados C.15. 

“A missão realizará medidas para garantir a segurança dos Aliados da OTAN e cumprirá as tarefas incorporadas no Plano de Defesa Aérea e de Mísseis Permanentes do Sistema Integrado de Defesa Aérea e de Mísseis da OTAN (NATINAMDS)”, explica o Comando Aéreo Aliado.

Typhoon Espanha Indra
Caças Eurofighter Typhoon da Força Aérea Espanhola. Foto: Geofrey Lee.

“Desdobramentos conjuntos como este são um testemunho da interoperabilidade das nossas Forças Aéreas dentro da Aliança e são um grande sucesso para a OTAN”, disse o Major Zarza, comandante de destacamento espanhol. A cooperação entre os Aliados é fundamental para manter um espaço aéreo seguro para todos os usuários. O Policiamento Aéreo mostra que os Aliados estão dispostos a combinar e compartilhar capacidades em benefício da defesa coletiva.

“A Força Aérea da Bulgária continuará a fornecer sua contribuição nacional ao Sistema Integrado de Defesa Aérea e Mísseis da OTAN. O emprego combinado de equipamento e pessoal da Força Aérea da Bulgária e da Espanha na missão de Policiamento Aéreo da OTAN comprova a capacidade da aviação de combate da Bulgária para atuar de forma integrada com as forças dos Aliados; coletivamente, para patrulhar e proteger o espaço aéreo dos estados membros da Aliança”, disse o Major General Dimitar Petrov, Comandante da Força Aérea Búlgara.

A Força Aérea da Bulgária garante o Policiamento Aéreo da OTAN 24 horas por dia, 7 dias por semana, com seus caças MiG-29. Destacamentos aliados aumentam essa capacidade voando ao lado dos caças búlgaros.

Caças MiG-29 da Bulgária. Foto: Comando Aéreo Aliado.

A Bulgária recebeu vários destacamentos de caças da OTAN na Base Aérea Graf Ignatievo sob os acordos de policiamento aéreo aprimorados da OTAN desde 2014, por exemplo, da Itália, Espanha e Estados Unidos. A Força Aérea Búlgara garante o Policiamento Aéreo da OTAN com seus caças MiG-29; Destacamentos aliados aumentam essa capacidade voando ao lado dos caças búlgaros.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Bulgária, Espanha, Eurofighter Typhoon, OTAN, usaexport