Advertisement

OTAN: tropas da Alemanha treinam com bombardeiros B-52 dos EUA

Militares especializados da Alemanha e Estados Unidos realizaram treinamentos de integração com bombardeiros B-52 Stratofortress dos EUA. A operação conjunta reforça o compromisso partilhado com as capacidades defensivas da OTAN e sublinha coesão da Aliança.

Em 21 de março, os Controladores Conjuntos de Ataques Terminais (JTACs), baseados na Alemanha, executaram missões de treinamento do suporte aéreo aproximado (CAS) com os B-52.

Os JTAC são militares especializados em controle e coordenação de aviões em missões de CAS. Em comunicação com os aviadores, os JTAC passam coordenadas e direcionam as aeronaves para atacar uma tropa inimiga com precisão, evitando o fogo amigo.

Foto: Comando Aéreo Aliado.

Segundo o Comando Aéreo Aliado da OTAN, vários JTACs de países membros da aliança tiveram a oportunidade de se integrar aos B-52 da USAF durante a atual missão da Bomber Task Force (BTF).

No início de março, os B-52 sobrevoaram a Europa central onde se integraram com JTACs romenos, fornecendo treinamento crucial para os aliados da OTAN na região do Mar Negro. Em outra oportunidade de integração, os B-52 apoiaram um evento de treinamento de CAS de rotina e pré-planejado na Área de Treinamento Grafenwoehr, Alemanha, em 4 de março. 

“As rotações de BTF nos dão uma oportunidade crítica de integrar e treinar com nossos aliados e parceiros, especialmente durante esse período difícil”. disse o General Jeffrey Harrigian, comandante do Comando Aéreo Aliado, no início de março. “Treinar em conjunto garante que o poder defensivo da OTAN permaneça inigualável.”

Foto: Comando Aéreo Aliado.

Os B-52 da 5ª Ala de Bombardeiros dos EUA, sediada na Base Aérea de Minot, Dakota do Norte, estão operando na Europa desde o início de fevereiro. Eles executaram missões de treinamento com vários aliados da OTAN desde sua chegada. Além disso, os bombardeiros também realizaram missões no Oriente Médio e com países parceiros da OTAN, como a Suécia. 

Os B-52 estão atualmente baseados na base de RAF Fairford, Inglaterra. As rotações de bombardeiros dos EUA no território da OTAN reforçam o compromisso dos EUA com a Aliança e a sua soberania coletiva. 

As missões de BTF pela Europa vêm ocorrendo desde 2018, mantendo a prontidão e a capacidade da OTAN de executar uma ampla variedade de missões. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Alemanha, B-52, EUA, OTAN, usaexport