Embraer Ozires Silva

O autor, que também é o fundador da Embraer, apresenta a obra ‘Rotas para o Empreendedorismo’, com dicas de como criar um empreendimento de sucesso e detalhes de sua trajetória profissional

“Criar uma empresa é como voar, começa com um sonho”. Esta é uma das frases mais emblemáticas do Dr. Ozires Silva, Presidente do Conselho Estratégico da Ânima Educação, que acaba de lançar o livro ‘Rotas para o Empreendedorismo’.

A obra, que já está disponível para venda no site da Editora Letramento e nas melhores lojas online e livrarias do País, faz parte das comemorações dos 90 anos do autor completados este ano. E terá, em breve, versão em formato de e-book, em português e em inglês, para contemplar até admiradores estrangeiros.  

Adaptação da obra original, intitulada ‘Cartas a um Jovem Empreendedor’, o livro faz uma importante exposição sobre empreendedorismo e inovação, com segredos e virtudes para superar os desafios que definem o sucesso em qualquer empreitada e os passos necessários para criar e manter um empreendimento.

Além disso, traz aspectos interessantes da trajetória profissional de Ozires Silva. O prefácio da obra tem assinatura de Marcelo Battistella Bueno, presidente da Ânima, uma das maiores organizações educacionais particulares do País, além de Daniel Castanho e Maurício Escobar, respectivamente Presidente e Membro do Conselho de Administração da companhia.   

De acordo com Dr. Ozires, ‘Rotas para o Empreendedorismo’ tem o objetivo de entusiasmar e mostrar para quem já tem um negócio ou pensa em ser empreendedor que é possível vencer os desafios.

“Cada um tem uma ideia de fazer algo, mas em geral não dá prosseguimento. O livro dá uma ideia completa sobre o que foi criar uma das grandes fabricantes de aviões do mundo. De modo que através dessa obra, de leitura extremamente rápida, o leitor vai poder enxergar que empreender e inovar é difícil, mas não tanto quanto colocamos na cabeça. Por isso, minha mensagem é de que é possível desejar algo que hoje parece inatingível”, acrescenta ele.  

Antes de compartilhar suas fórmulas para uma jornada vitoriosa no empreendedorismo, Dr. Ozires Silva publicou outros cinco livros: ‘Nas asas da educação: a trajetória da Embraer’, ‘Cartas a um jovem empreendedor – realize seu sonho: vale a pena’, ‘A decolagem de um sonho: a história da criação da Embraer’ e ‘Etanol: a revolução verde e amarela’. E, em 2011, foi lançada sua biografia intitulada ‘Um líder da inovação: biografia do criador da Embraer’. 

A história de Ozires começou no dia 08 de janeiro de 1931, em Bauru, interior de São Paulo. Ele é oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), onde começou a dar os primeiros passos na aviação até chegar em 1969, quando comandou o grupo que promoveu a criação da Embraer, que presidiu até 1986.

O empreendedor tem passagens de sucesso como presidente de empresas como a Petrobras e foi Ministro da Infraestrutura.  

Em abril de 2021, Ozires Silva se tornou o primeiro brasileiro a receber a medalha Guggenheim, uma das mais relevantes honrarias internacionais de engenharia aeronáutica do mundo.

A comenda foi criada em 1929 com o objetivo de reconhecer as personalidades que dedicaram suas vidas ao desenvolvimento aeronáutico ao longo da história e por isso são notáveis no setor.

A nomeação foi realizada por um conselho de especialistas do American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA), American Society of Mechanical Engineers (ASME), SAE International e Vertical Flight Society, dos Estados Unidos.   

Na Ânima Educação, a Trajetória do Dr. Ozires teve início em 2008, quando assumiu a reitoria da Unimonte, em Santos/SP (hoje chamada de São Judas Campus Unimonte). Foi o líder máximo da instituição até outubro de 2018 quando passou a ser Chanceler da Universidade São Judas, em São Paulo. Atualmente, Dr. Ozires Silva ocupa a posição de Presidente do Conselho Estratégico da Ânima e é de Patrono dos cursos de Engenharia e de Aviação nas instituições de ensino da organização educacional em todo país.

 

Via: Ânima Educação