Advertisement

Paquistão de olho no caça stealth chinês J-31

Paquistão quer adquirir caças Shenyang FC-31 da China. Imagem via Weibo.

A Força Aérea do Paquistão (PAF) pode realizar nos próximos anos sua mais nova aquisição da China, o caça stealth Shenyang J-31 Gyrfalcon. O interesse pela aeronave, que ainda está em fase de testes, foi confirmado na terça-feira (02) pelo Chefe do Estado Maior da PAF, General Syed Assim Munir, e mais tarde pela própria organização militar. 

Durante cerimônia de operacionalização em uma base da PAF, Munir apresentou detalhes da introdução em serviço dos novos caças Chengdu J-10, também da China, cargueiros C-130H, jatos Airbus A319 e Boeing 737, drones e munições vagantes e outros modelos de aeronaves e armamentos. 

Ainda em seu discurso, o general disse que as bases para a aquisição do caça de quinta geração J-31 já foram lançadas. A aeronave deverá ser adicionada à frota da PAF no “futuro próximo”, disse Munir. A compra dos aviões marcaria um avanço significativo nas capacidades da Força Aérea Paquistanesa, que tem sido reforçada para fazer frente à Índia. Os dois países tem uma disputa territorial há muitos anos e já chegaram a entrar em conflitos. 

O J-31, também chamado de FC-31, é o segundo jato de quinta geração desenvolvido pela China após o Chengdu J-20 Vigorous Dragon. De maneira similar ao que acontece nos Estados Unidos com F-22 Raptor e F-35 Lightning II, o J-20 teve sua exportação banida, enquanto o J-31 é oferecido ao mercado mundial. 

A aeronave fez seu primeiro voo em outubro de 2012 e foi revelada ao público em 2014 no Show Aéreo de Zhuhai. Na sua primeira versão ficou bastante claro que seu design foi muito inspirado no F-22 e F-35, sendo quase uma mistura dos dois. Mais tarde, a aeronave surgiiu com um desenho revisado, sem tentas semelhanças com os jatos estadunidenses. 

Embora tenha recebido os motores RD-93 de origem russa mas hoje é equipado com dois WS-13 chineses, cada um gerando 19.6 mil libras de empuxo em regime de pós-combustão. Possui capacidade para receber até 8 toneladas de carga útil entre bombas e mísseis. 

Em outubro de 2021 voava o J-35, versão naval do J-31, a ser empregada a bordo do novo porta-aviões chinês, o Fujian. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: China, FC-31, J-31, Paquistão