Passagem aérea flexível da 123milhas vale a pena? Veja as regras

por Aeroflap

Aeroporto de Brasília Spotter Day

A tão conhecida 123milhas lançou recentemente os chamados “Voos Flexíveis” que andam causando algumas dúvidas ao nosso público. E para responder todas as mensagens que recebemos diariamente, preparamos este artigo especial, onde você entenderá melhor como funciona essa modalidade.

Nós sabemos que as passagens aéreas estão bem caras nos últimos dias. Para viajar com economia é sempre importante ficar atento às promoções que acontecem quase de forma instantânea. Mas a 123milhas promete uma modalidade de passagem aérea ainda mais barata, mas apenas para os passageiros que não ligam muito para quando vão embarcar.

A dúvida mais frequente sobre essa modalidade é sobre a flexibilidade. Para garantir voos com o melhor preço, a 123milhas pode emitir passagens para 24 horas antes ou depois da data escolhida. Essa informação você fica sabendo com uma considerável antecedência, para que consiga se programar.

A passagem aérea de ida e volta será emitida de acordo com destino selecionado, em classe econômica, podendo haver conexão e/ou escala nos trechos, de acordo com a disponibilidade de tarifário promocional.

A bagagem deverá ser uma mala de mão, pesando até 10 quilogramas, acomodada no bagageiro acima dos assentos. Se o peso exceder o limite, o envio das bagagens deverá ser acertado com a companhia aérea no aeroporto, que pode sair mais caro do que comprar a bagagem com antecedência, então bastante cuidado com esta opção.

O Despacho de Bagagem deve ser resolvido diretamente com a companhia aérea.

Ou seja, a empresa 123milhas pode marcar viagens um dia antes, ou depois, de data alvo escolhida pelo passageiro, em qualquer voo, horário ou companhia aérea.

O único critério para esta decisão é o “robô”, que escolhe o menor preço nos 20 dias seguintes após a sua solicitação de compra ser enviada, utilizando um histórico de preços para comparar se aquela tarifa é vantajosa. A passagem aérea escolhida pelo robô não considera escalas ou conexões menores, para o conforto do passageiro, somente o preço.

Desvantagens de escolher passagens aéreas flexíveis

Logicamente este não é um serviço para todos os passageiros, e até mesmo dependendo do momento não é adequado. As passagens aéreas Flexíveis demandam uma rotina bastante flexível, ou entendimento do cliente que poderá ter sua data de viagem alterada em algumas horas.

No primeiro ponto citamos que, apesar de ser voltada para compras com antecedência da viagem, a 123milhas só permite que você cancele totalmente a compra 15 dias após enviar a sua intenção de reservar passagens aéreas. Se você não ficar satisfeito com o voo, o horário ou a companhia após esses 15 dias (e lembramos que a resposta com os bilhetes demora até 20 dias para chegar) não é possível cancelar sem multa.

A 123milhas estipula uma multa de 10% para desistências após 15 dias da compra ser realizada e ainda sem a confirmação do voo. E uma multa de 100% é aplicada para desistências realizadas após a confirmação do voo, bem como para o não comparecimento, e sem direito ao reembolso do valor da passagem.

Um outro ponto é que você pode receber a confirmação da data da ida até 10 dias antes da partida do voo, apesar da 123milhas declarar que ocasionalmente os bilhetes são entregues com mais de 45 dias de antecedência. Por este motivo recomendamos esta modalidade apenas para aqueles com rotina bastante flexível, ou que desejam visitar parentes distantes a qualquer momento, sem preocupação com hospedagem.

Falando sobre hospedagem, nesta modalidade escolha sempre aquela com possibilidade de cancelamento ou alterações da reserva poucas horas antes da viagem, para evitar pagar multas devido a mudanças no voo.

Como vantagem, podemos achar alguns voos internacionais até mesmo por menos de R$ 1000 o trecho para destinos nos Estados Unidos e Europa, bem como trechos nacionais a partir de R$ 110, como em algumas pesquisas que realizamos na última semana.

Fique ciente que mesmo assim você ainda pode encontrar problemas com cancelamentos ou alterações do voo, realizados por parte da companhia aérea. As empresas como a 123milhas costumam comprar esses bilhetes utilizando pontos de outros clientes, logo, a política de alteração pode ser totalmente diferente, e causar mais dor de cabeça para a sua viagem.

 

Sair da versão mobile