Os serviços prestados pelas companhias aéreas nos aeroportos principais brasileiros seguem em contínuo aprimoramento e em plena aprovação pelos consumidores.

Na mais recente edição da “Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário”, referente ao 2º trimestre de 2019, o índice de satisfação com as empresas aéreas alcançou a nota média 4,53.

A média é resultado das avaliações individuais de seis tipos de serviços prestados aos consumidores pelas companhias. Ainda no começo de 2018 a nota estava no patamar de 4,44.

O desempenho das companhias aéreas atualmente supera a avaliação geral de todos os parâmetros avaliados pela pesquisa (confira a evolução no gráfico).

A pesquisa, realizada pelo Ministério da Infraestrutura e coordenada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), é trimestral e realizada desde 2013.

Avalia a experiência dos passageiros em relação à qualidade da infraestrutura do aeroportos, às facilidades disponíveis (serviços comerciais), ao atendimento dos órgãos públicos atuantes nos terminais, ao transporte público oferecido, além dos serviços das companhias aéreas prestados em solo.

São, ao todo, 37 indicadores avaliados. Os passageiros, por meio de entrevistas, conceituam cada um dos indicadores em uma escala que varia entre 1 e 5.

O presente levantamento foi feito entre os meses de abril e junho deste ano, com 24.320 usuários dos 20 principais aeroportos do país. Confira as notas médias para cada grupo de indicadores nesta edição:

Nos indicadores relacionados às companhias aéreas, as avaliações individuais foram:

 

Via – ABEAR