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Pilatus PC-24: Conheça as inovações do novo modelo de 2024

Pilatus PC-24

Fomos no Aeroporto Catarina no Hangar da Synerjet conhecer as novidades do novo Pilatus 2024.

O Pilatus PC-24 traz inovações para o “único” jato executivo certificado a operar em pistas não pavimentadas.

Entre elas, a Pilatus redefiniu a usinagem de mais de 700 “componentes” reduzindo seu peso de 11,720 lb para 11,561 lb, viabilizando o aumento da capacidade max de payload com full fuel de 715 lb para 1,314 lb. Devido a essas melhorias, ampliou o seu range máximo de 2,000 nm (3,704 km) para 6 passageiros. O seu consumo é 450lb hora voo por motor.

O PC-24 desde o começo foi um avião projetado para operação em pistas pavimentada e não pavimentadas, tornando-se uma aeronave perfeita para operações em fazendas ou em outros lugares onde a única opção é uma pista de terra, grama ou cascalho.

Pilatus PC-24 trem de pouso
Trem de pouso traseiro

O novo PC-24 opera em pistas com comprimento mínimo de 940 metros (ao nível do mar).

Uma das características que permite o pouso e decolagem em pista não pavimentada são os trens de pouso que possuem dois pneus cada com design “trailing link”, semelhante ao utilizado em caças de guerra que operam em porta aviões, projetados com um braço flexível em formato de “L” para o maior amortecimento do alto impacto do pouso, mantendo a suavidade e conforto dentro da cabine.

A aeronave vem equipada com duas baterias de lítio, uma para aviônica e outra para o acionamento dos motores.

Pilatus PC-24 baterias de lítio
Bateria de lítio

 

Comparadas com as baterias de tecnologia tradicional, as de íon de lítio carregam mais rápido, duram mais e têm maior densidade de carga, aumentando a vida útil da bateria mesmo em uma estrutura menor.

Motores e Unidade Auxiliar de Energia

Pilatus PC-24 motor Williams FJ44-4A-QPM

Motor Williams FJ44-4A-QPM

 

O PC-24 é equipado com motores, com TBO de 5000 horas que conta com o sistema Quiet Power Mode, no motor direito, substituindo o tradicional APU. O modo de potência silenciosa energiza a aeronave em rpm reduzido, permitindo o acionamento dos aviônicos e a climatização de cabine, sem o ônus dos custos de manutenção ou horas de uma unidade auxiliar de energia.

Também, demonstrando a eficiência e tecnologia embarcada na aeronave, a Pilatus inovou no PC-24 com a tecnologia de geradores de três fases sem escovas, aumentando o tempo para o overhaul, reduzindo o peso do sistema e tornando-o mais eficiente em marcha lenta.

Galley configuração interna e toalete

Sua galley dianteira possui parte refrigerada e uma tomada 115 v, sendo possível ligar uma cafeteira ou outro utensílio de até 1500 watts.

Pilatus PC-24 Galley

Na sua configuração interna é possível escolher até 6 combinações de cores e até 7 tipos de layout, sendo os de 6 ou 8 poltronas os mais utilizados. Nos novos PC-24 há ainda a possibilidade de escolha de um divã, que se converte em cama.

Pilatus PC-24 interior Pilatus PC-24 interior Pilatus PC-24 interior Pilatus PC-24 interior

O bagageiro é pressurizado, tem uma grande porta dedicada e possui uma capacidade de carga de até 530 lb.

Seu vaso sanitário é a vácuo, o mesmo sistema usado pelos aviões comerciais, tornando-o mais eficiente e o ambiente mais agradável em voo.

Cockpit aviônica e aeronavegabilidade

No cockpit a aviônica é Honeywell, embarcando a avançada tecnologia utilizada em grandes jatos, tais como Gulfstream.

Pilatus PC-24 cockpit

Seu painel é operado pelo sistema denominado Advanced Cockpit Environment (ACE), contando com 2 telas PFD em alta resolução com o sistema Synthetic Vision e 2 telas MFD, todas de 12 polegadas e cristal líquido. No console central há ainda o Controle em touch screen para operar os monitores, bem como o Controle de Cursor, uma espécie de mouse que permite ao piloto maior firmeza ao acessar as telas em caso de turbulência, por exemplo.

O PC-24 ainda possui auto-throttle para ajuste de potência, mantendo a velocidade em conformidade com o manual da aeronave em todas as fases de voo, além de reduzir a carga de trabalho do piloto.

O PC-24 possui duas opções de abastecimento, sendo uma por pressão (single point) e outra por gravidade na asa. Também pelo single point de abastecimento é possível fazer o destanqueio.

Pilatus PC-24 abastecimento por pressão single point
Abastecimento por pressão single point

 

As asas possuem quatro spoiler que se estendem quando em pouso. Desses quatro, dois são multifuncionais e também atuam como speed brake e auxílio ao aileron quando necessário. Todo o sistema de flaps e spoilers são elétricos. As asas não possuem winglets, sendo próprias para condições de pouso em pista de terra em velocidade mais baixa. Seus estabilizadores e profundores traseiros também são elétricos, com uma calibragem mais baixa para evitar solavancos no atrito com cascalhos e imperfeições características de uma pista não pavimentada.

Pilatus PC-24 asa

O Pilatus PC-24 vem com 7 anos garantia ou 5000 horas de voo de fábrica (célula) e oferece o programa de manutenção CrystalCare pelo qual se pode optar por módulos, como cobertura total de aviônica, airframe, AOG, motores ou um módulo específico somente para os motores.

Piklatus PC-24

Outro ponto importante é que a Pilatus possui centro de manutenção autorizado no Brasil e na Colômbia, além de centros satélites na Argentina, no Chile e na Guatemala.

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