• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Piloto da JetBlue arrasta ‘cauda do avião’ na pista para evitar colisão

Jetblue piloto tailstrike decolagem avião aeroporto
Foto: Redes Sociais/Reprodução

O National Transportation Safety Bureau (NTSB) divulgou nesta semana o relatório final de um incidente com um Airbus A320 da JetBlue que teve danos substanciais durante a decolagem para evitar uma colisão.

O incidente aconteceu em janeiro de 2022, quando um Airbus A320-200 (N760JB) se preparava para decolar no aeroporto Hayden-Yampa Valley (HDN), no Colorado.

A tripulação realizou todos os procedimentos para a decolagem na pista 10 do aeroporto e estava ciente da aproximação de um King Air (N350J), aeronave que teoricamente deveria pousar na mesma pista, porém, na mesma cabeceira de onde o Airbus A320 decolaria, o que não aconteceu.

Curiosamente, a tripulação do Avião da JetBlue prosseguiu com a decolagem, momento em que o King Air estava a seis quilômetros de distância, mas logo foram surpreendidos ao saber que o avião estava vindo na direção oposta (pista 28), em rota de colisão.

Como forma de decolar o avião o mais rápido o possível, os pilotos decidiram inclinar a aeronave antes do momento ideal, realizando um ‘tailstrike’ intencional para evitar a colisão. O momento foi registrado pelas câmeras de segurança do aeroporto, confira abaixo:

 

 

 

Jetblue piloto tailstrike decolagem avião aeroporto

Foto: NTSB

 

A tripulação de que o King Air estava chegando na pista 10 distorceu sua percepção das informações recebidas, de tal forma que evidências contraditórias (chamadas de rádio indicando que o King Air estava pousando na pista 28) foram ignoradas”, afirmou o relatório da NTSB.

O relatório apontou que a tripulação do King Air não deixou claro a intenção de pousar na pista 28, mesmo avisando pelo rádio, a NTSB apontou que não foi dito a palavra ‘pista’.

Após a decolagem abrupta, os pilotos da JetBlue realizaram um desvio para Denver (DEN), para apurar os possíveis danos na fuselagem do Airbus A320.

 

Leia também: 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]