Advertisement

Piloto é resgatado com vida pela FAB após acidente em Santa Catarina

Aviador de 60 anos foi encontrado e resgatado com vida pela FAB em Santa Catarina. Divulgação.

O piloto de uma aeronave leve foi resgatado pela Força Aérea Brasileira (FAB) na tarde de quinta-feira (04), em Ponte Alta do Norte (SC). O aviador sofreu um acidente no dia anterior e estava desaparecido, até ser encontrado por uma operação integrada da FAB. 

A aeronave experimental Tecnam P92 2000, matrícula PU-VRB, decolou do Aeroclube de Santa Catarina, em São José (SC) e se acidentou durante o voo com destino ao aeródromo de Videira (SC). Resgatado, o piloto Mauro Ribeiro de 60 anos foi levado para o aeroporto de Florianópolis, onde foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Celso Ramos.

A missão para encontrar a aeronave desaparecida, coordenada pelo Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SALVAERO), envolveu um avião SC-105 Amazonas SAR do Esquadrão Pelicano, que encontrou o local do acidente, e um helicóptero H-60L Black Hawk, do Esquadrão Pantera. Este último foi ao local para realizar o resgate de Ribeiro. As aeronaves da FAB voaram por quase 12 hora sobre uma área de mais de 1500 Km2. 

“Tivemos a grata satisfação de ser recebido com um aceno de mão do piloto, e quando percebemos que estava com vida, a tripulação ficou extremamente feliz, motivada ainda mais para cumprir a missão. A gente treina para isso!”, conta o piloto do H-60, Tenente Aviador Vitor Lucas de Mello. “Conseguimos resgatá-lo com a maca, aparentemente ele estava com o pé quebrado, segundo os nossos homens de resgate. Consciente, ele conversou com o pessoal, falou que tinha uma filha e pediu para informarmos à família que ele estava com vida.”

Com sede em Campo Grande (MS), o Esquadrão Pelicano foi acionado na madrugada do dia (04) para realizar as buscas ao avião desaparecido. Com 25 militares a bordo do SC-105, as buscas começaram ainda de noite, com uso de óculos e sensores de visão noturna. Depois de localizar a aeronave, dois paraquedistas do PARA-SAR saltaram do avião para realizar os primeiros socorros. Ao mesmo tempo o Black Hawk era acionado para resgatar o piloto e a equipe. 

“Posso afirmar que foi um marco significativo na minha carreira. A gente trabalha, estuda e treina diariamente. Todo esse nosso preparo é recompensado pela sensação inigualável de poder avistar um sobrevivente. Isso corrobora a razão e o nosso lema do Esquadrão ‘para que outros possam viver”, disse o Major Aviador Bruno Fernandes Vela, que coordenou a missão. 

“Tivemos a grata satisfação de ser recebido com um aceno de mão do piloto, e quando percebemos que estava com vida, a tripulação ficou extremamente feliz, motivada ainda mais para cumprir a missão. A gente treina para isso!”, conta o piloto do helicóptero da FAB, Tenente Aviador Vitor Lucas de Mello. “Conseguimos resgatá-lo com a maca, aparentemente ele estava com o pé quebrado, segundo os nossos homens de resgate. Consciente, ele conversou com o pessoal, falou que tinha uma filha e pediu para informarmos à família que ele estava com vida.”

Equipes dos esquadrões Pelicano, Pantera e PARA-SAR da FAB trabalharam em coordenação para resgatar piloto catarinense. Divulgação.
Equipes dos esquadrões Pelicano, Pantera e PARA-SAR da FAB trabalharam em coordenação para resgatar piloto catarinense. Divulgação.

Com a vítima resgatada, a Força Aérea agora inicia a investigação para descobrir as causas do acidente. A apuração será realizada pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), de Canoas (RS). 

Os investigadores usarão técnicas específicas para a coleta e a confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação. A conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes, finalizada a FAB. 

 

Via Força Aérea Brasileira

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, fab, Resgate