Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Piloto

Na África do Sul, um jovem piloto em formação quase entrou rota de colisão com um Boeing 737-400 da Safair. Na ocasião o piloto em formação estava pilotando um Piper PA-28.

O piloto do Piper estava realizando um voo solo e realizava aproximação para pista 11 do Aeroporto de East London no Sudoeste da África do Sul. O Piper decolou de Port Alfred e deveria realizar dois toques-arremetidas em East London. 

O jovem piloto contatou a torre de controle para ser instruído em sua aproximação, segundo as investigações ele estava se aproximando pelo lado norte do Aeroporto e curvou à direita. Na mesma hora se aproximava o Boeing 737-400 da Safair também para pouso na pista 11.

O piloto do Piper entendeu a instrução errada e não conferiu com o controlador as instruções repassadas e curvou a esquerda, e o Piper ficou na mesma rota que o Boeing porém 100 pés acima. 

Imagem: Autoridade de Aviação da África do Sul

A tripulação do Boeing avisou o controlador sobre o tráfego acima da aeronave, porém o controlador instruiu a aeronave de passageiros a seguir com a aproximação e o pouso no Aeroporto. As condições meteorológicas eram boas e o piloto do Piper avistou a aeronave maior abaixo, as aeronaves estavam separadas por apenas 100 pés.

O Piper foi instruído a realizar órbita e novamente ingressar para pouso na pista 11, a tempo de o Boeing 737 pousar e livrar a pista. Os investigadores informaram que o sistema de anti-colisão do 737 avisou os pilotos sobre a aproximação de outra aeronave.

Ainda não foram divulgados se houve algum tipo de advertência para o piloto em formação, o relatório final deverá sair em breve.

 

DEIXE UMA RESPOSTA