Advertisement

Piloto morre em acidente com jato de treinamento T-2 na Grécia

Acidente - Jato de treinamento T-2 Buckeye da Força Aérea Grega. Foto: Georgios Pazios

Um piloto da Força Aérea Helênica (HAF) perdeu a vida em um acidente com um avião de treinamento T-2E Buckeye, na manhã da última quarta-feira (27). A aeronave caiu a cerca de meia milha da Base Aérea de Kalamata, no sul da Grécia, enquanto retornava de uma missão de instrução. 

O Líder de Esquadrão Epaminondas Kostas, de 40 anos, único tripulante da aeronave, não resistiu os ferimentos e faleceu. O velório do aviador correu nesta sexta-feira (29), com a presença do ministro da Defesa Nikos Dendias e comandantes das forças armadas gregas. Como forma de reconhecimento, Kostas foi postumamente promovido ao posto de vice-marechal da Aeronáutica. 

“Esta perda destaca o quão difícil é a tarefa dos nossos pilotos. Mas também quão grande é a sua devoção ao dever. A pátria será eternamente grata”, disse o Ministro através do X (antigo Twitter).

Fabricado na década de 1950 pela North American Aviation, o T-2 Buckeye é um aeronave de treinamento avançado, projetada para a formação de aviadores navais da Marinha e Fuzileiros dos Estados Unidos. O jato bimotor entrou em serviço no final da década, substituindo o T2V Seastar, este baseado no T-33 Thunderbird/Shooting Star.

O modelo foi exportado apenas para a Grécia e Venezuela, sendo o país europeu o único operador da aeronave atualmente, tendo adquirido 40 unidades da variante T-2E. Os Buckeye serão substituídos pelos M346 Master da italiana Leonardo. A aquisição dos novos jatos é parte da instalação do International Air Force Training Center (IAFTC), em Kalamata. 

O T-2 era operado 363º Esquadrão de Treinamento Aéreo da 120ª Ala de Treinamento Aéreo A HAF destacou uma comissão para investigar as causas do acidente. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Grécia, T-2, usaexport