T-50 Golden Eagle Indonésia
KAI T-50i Golden Eagle da Indonésia. Foto. Reinier Schreurs via Scramble Magazine.

Um jato T-50i Golden Eagle da Força Aérea da Indonésia (TNI-AU) caiu durante um exercício na noite de ontem (18). O piloto da aeronave, 1º Tenente Allan Safitra Indera morreu no acidente. 

A aeronave supersônica, fabricada na Coreia do Sul pela KAI, pertencia Esquadrão 15 Topan e tinha a matrícula TT-5009. Segundo a TNI-AU, o jato decolou da base aérea de Iswahjudi às 18:24 (horário local) para um treinamento de interceptação noturna. Seu último contato via rádio foi às 19:04. 

O Tenente Allan Safitra Indera morreu no acidente com o T-50i. Foto: Força Aérea da Indonésia.

O T-50 pilotado por Allan caiu na região da vila Nginggil, no distrito de Kradenan, em Java Central. Os destroços foram encontrados na mesma noite, em uma região de difícil acesso. As autoridades chegaram ao local com ajuda de moradores. 

Em comunicado, o chefe do Serviço de Informação da Força Aérea, Indan Gilang, disse que a TNI-AU formou um Comitê de Investigação de Acidentes de Aeronaves para apurar as causas do acidente fatal. 

T-50i Indonésia acidente
O T-50I TT-5009, perdido em acidente. Foto: Dany Putranto – Jetphotos.

A Indonésia adquiriu seus primeiros 16 T-50i em 2011 para substituir os treinadores BAe Hawk Mk.53. Em julho de 2021 o país adquiriu outros seis T-50i.

Pelo menos duas aeronaves foram perdidas em acidentes. A TNI-AU também opera aviões de caça e ataque F-16 Fighting Falcon, Su-27, Su-30, Hawk Mk.209 e A-29 Super Tucano. O T-50 também serve às forças aéreas do Iraque, Filipinas, Coreia do Sul e Tailândia. 

A aeronave supersônica possui um motor turbofan General Electric F404 fabricado pela Samsung Techwin, é armada com um canhão M61 Vulcan e pode empregar bombas convencionais ou inteligentes, munições de fragmentação, foguetes e mísseis ar-ar. 

Com informações de Void e En Tempo