Advertisement

Piloto morre em possível colisão aérea entre aviões de caça na Índia

Acidente, com possível colisão aérea, deixou um piloto morto e outros dois feridos na Índia. Na imagem, um caça Su-30MKI durante reabastecimento em voo buddy-buddy com um Mirage 2000. Foto: IAF.

Um piloto morreu e outros dois ficaram feridos em um acidente envolvendo aviões de caça Sukhoi Su-30MKI e Dassault Mirage 2000 no sábado (28), na Índia. É possível que as aeronaves tenham colidido em voo. 

Os dois aviões haviam decolado juntos da Base Aérea de Gwalior, no estado de Madhya Pradesh, região central do país, para o que a Força Aérea Indiana definiu como uma “missão de treinamento operacional de rotina.” Os destroços dos caças foram encontrados a 50 quilômetros da base. 

https://twitter.com/IndiumOak/status/1620078448227266560

https://twitter.com/IndiumOak/status/1620078524379074561

“Localizamos os destroços de um dos aviões e encontramos um piloto ferido nas florestas de Pahadgarh”, disse o oficial de polícia Dharmender Gaur à agência de notícias AFP. O outro avião provavelmente caiu mais longe do local e enviamos equipes para localizá-lo.”

“A IAF lamenta profundamente informar que Wing Commander Hanumanth Rao Sarathi sofreu ferimentos fatais durante o acidente. Todos os guerreiros aéreos e a fraternidade permanecem com a família enlutada”, disse a Força Aérea pelo Twitter. 

Um inquérito para apurar as causas do acidente foi aberto pela própria Força Aérea. Uma das possibilidades é que os dois aviões tenham colidido no ar durante um treinamento de combate aéreo aproximado (dogfight) dissimilar, ou mesmo em um simples voo de formação. 
 

“Não sabemos em que estágio (o mau funcionamento por trás do acidente) aconteceu. Eles tiveram contato e então a colisão aconteceu ou foi desde o início? Essas são coisas que o inquérito esclarecerá”, disse um veterano da IAF ao Indian Express. “Quanto mais complexo o ambiente de combate e as manobras, maior o risco. Não é uma situação benigna”, afirma o oficial. 

Segundo o levantamento World Air Forces 2023, a Força Aérea Indiana possui 57 caças Mirage 2000, incluindo as variantes de treinamento de dois lugares Mirage 2000 TH/TI. Já o russo Su-30MKI Flnaker-H (produzido localmente pela HAL) é o mais numeroso caça da Índia, com 248 unidades em operação e que logo passarão por uma modernização. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Colisão Aérea, Índia, Mirage 2000, SU-30, usaexport