Advertisement

Piloto russo morre em acidente com jato Su-25 no Mali

Sukhoi Su-25 Frogfoot Mali Acidente

Um jato de ataque ao solo Sukhoi Su-25 Frogfoot caiu na cidade de Gao, no norte do Mali, na terça-feira (4). Morreram um aviador russo, que estava nos comandos do avião, e um militar do Exército do Mali que estava em solo.

O Su-25 era parte de um lote de seis aeronaves entregues em agosto pela Rússia ao país, que tem reforçado suas forças armadas para o combate contra rebeldes. Segundo o Aerotime, o jato voltava de uma missão de apoio a civis.

Em comunicado, a Força Aérea do Mali disse que, além das mortes, dois civis e oito militares se feriram, sendo dois em estado grave. A organização também diz que as causas do acidente estão sendo investigadas, afirmando ainda que não pareça ser o resultado de “ação hostil”.

Esse foi o segundo acidente com um Su-25 em uma semana. No dia 28 a Força Aérea da Bulgária perdeu um de seus Su-25 modernizados. O piloto conseguiu ejetar.

Em agosto, um acidente fatal com um Su-25 da Rússia chamou atenção nas redes sociais. O jato tem sido amplamente usado na Guerra da Ucrânia. 

Reconhecido por sua robustez e grande resistência ao fogo inimigo, o Su-25 pode carregar mais de 4 toneladas de uma variada gama de armamentos como mísseis anti-radar, bombas guiadas e foguetes pesados S-25, além de portar um canhão GSh-30-2 calibre 30mm de cano duplo. O modelo é operado em quase 20 países, estando entre os aviões de combate mais usados no mundo. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Mali, SU-25, usaexport