Advertisement

Vídeo: jato Sukhoi Su-25 russo cai e explode logo após a decolagem

Su-25 Frogfoot Sukhoi acidente Rússia Ucrânia

Um jato de ataque Sukhoi Su-25 caiu logo depois de decolar, possivelmente para uma missão de combate na Ucrânia. O avião pertence às Forças Aeroespaciais da Rússia (VKS). 

Imagens do acidente começaram a circular pelas redes sociais na segunda-feira (12). Fontes russas confirmam que o sinistro se deu na Base Aérea de Millerovo, no Oblast de Rostov, junto à fronteira com a Ucrânia. 

O vídeo de 39 segundos mostra dois Su-25, possivelmente da versão Su-25SM, decolando em ala (juntos). Logo depois de recolher o trem de pouso, o líder (avião mais à frente e à esquerda) inicia uma curva para a esquerda, levemente ascendente.

O ala (aeronave da direita) sobe um pouco, desce rapidamente para acompanhar o líder, mas começa a cair para a esquerda. Dez segundos depois do início da curva do líder, o segundo Su-25 impacta o solo, gerando uma enorme explosão. Nenhuma ejeção foi vista. 

O Ministério da Defesa Russo não emitiu nenhuma nota sobre o acidente até a manhã desta terça-feira (13). 

As causas do acidente não foram esclarecidas. Internautas especulam as mais diversas razões, mencionando falha mecânica, do piloto e até mesmo a esteira de turbulência deixada pelo Su-25 do líder. A identidade do piloto também não foi confirmada até o momento. Pelo Telegram, o influencer russo “Fighter Bomber” compartilhou uma imagem que supostamente mostra as chaves do carro do aviador falecido. 

Para o portal The War Zone, a queda do jato de ataque ao solo pode indicar problemas dentro da VKS, catalisados pelo conflito na Ucrânia. O que todos imaginavam que seria uma vitória rápida e esmagadora para Moscou, se tornou uma guerra feroz que já ultrapassou os 200 dias, sem qualquer perspectiva de um fim. 

À medida em que a Rússia se vira para manter a logística e operacionalidade de suas tropas, Kiev tem recebido bilhões de dólares em ajuda dos EUA e seus parceiros da OTAN. Entre os materiais estão peças sobressalentes para aviões e helicópteros da Força Aérea Ucraniana, ao mesmo tempo em que a organização tem pedido caças novos como Gripen e F-16. 

Do outro lado da linha de combate, há relatos de pilotos e mecânicos exaustos, bem como o moral baixo das tropas russas em geral. 

De qualquer forma, o Su-25 está entre as aeronaves mais usadas pelos dois beligerantes. E a mais derrubada entre as de asa fixa também: fontes independentes apontam que a VKS já perdeu 22 destes aviões, enquanto a Ucrânia teve 12 perdas confirmadas. 

Isso porquê os Su-25 são aviões de ataque e suporte aéreo aproximado, projetados para engajar tropas e blindados do inimigo à distâncias relativamente curtas. Além disso, a enorme presença de baterias antiaéreas de longo e médio alcance/altitude tem forçado os aviadores russos e ucranianos a voar baixo, expondo-os aos mísseis e artilharias antiaéreas de curto alcance, como Igla e Stinger e os blindados Gepard.

A falta de munições de precisão, como bombas e mísseis orientados por laser e GPS, também força os pilotos russos e ucranianos a chegarem perto demais do alvo ou lançarem foguetes em trajetória balística, torcendo para que os projéteis encontrem o alvo. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Rússia, SU-25, usaexport