Cessna C208 Grand Caravan EX
Cessna C208 Grand Caravan EX

O Governo do Rio Grande do Sul abriu uma licitação para a compra de uma aeronave Cessna C208 Grand Caravan para a Brigada Militar, como é chamada a polícia militar do RS. A aeronave será operada pelo Batalhão de Aviação da BM (BAv-BM) em missões como as de policiamento, transporte de órgãos e vacinas e atendimento a desastres naturais. 

O pregão internacional para aquisição do monomotor turboélice estava previsto para ocorrer em 30/12, mas foi adiado para o dia 18 deste mês, às 09h00. Apesar de não especificar um modelo de aeronave, a licitação exige uma aeronave monomotora de asa fixa com 10 assentos (dois tripulantes e oito passageiros), autonomia de quatro horas, glass cockpit, lavatório, capacidade para operação em pistas despreparadas dentre outros requisitos. 

Falando ao GauchaZH, o Tenente-Coronel Leandro Brandão dos Santos, comandante do BAv, explica que o modelo a ser adquirido é similar ao usado em voos regionais no interior do estado. A Azul Conecta, braço regional da Azul Linhas Aéreas, emprega os C208 Grand Caravan em voos no interior do RS. 

208 Grand Caravan EX PS-CNA Azul
Cessna Grand Caravan EX da Azul Conecta pousando em Porto Alegre. Foto: Gabriel Centeno.

O militar também destaca que a nova aeronave traz mais acessibilidade se comparada ao King Air B200 atualmente usado na unidade. “A aeronave que operamos hoje requer uma pista maior e em condições de piso adequado. Essa que será adquirida aceita uma pista menor, que pode ser de grama ou mesmo de terra.”

Avião para a Brigada, helicóptero para os bombeiros

Enquanto a licitação para o novo avião da Brigada Militar se aproxima, o Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) também espera pela sua primeira aeronave. 

No dia 17/12, durante a formatura de novos oficiais e sargentos do CBMRS, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior revelou que o Governo obteve recursos para adquirir um helicóptero para a instituição. A compra da aeronave, cujo modelo não foi especificado, faz parte do programa Avançar na Segurança Pública, do Governo Estadual. 

Leonardo Koala Brigada Militar RS
Leonardo AW119 Koala da Brigada Militar do RS. Foto: Gabriel Centeno.

“Queremos anunciar que, além desses investimentos, conquistamos recursos para adquirir a primeira aeronave de resgate dos bombeiros do Estado. Esse é o grande anúncio que temos para os senhores hoje, Polícia Civil e Brigada Militar já possuem seus helicópteros e, agora, os bombeiros também receberão um”, disse Ranolfo, que também é secretário estadual da Segurança Pública.

DEIXE UMA RESPOSTA