Azul Conecta Cessna Grand Caravan
Foto: Luis Gustavo Oliveira

Hoje (25) o terceiro Cessna Grand Caravan EX, que chega para reforçar a frota da Azul Conecta, pousou em Belém no Pará. A aeronave de matrícula PS-CNB partiu dos EUA no último sábado, 20, fazendo nove escalas até pousar no Brasil.

O novo modelo de aeronave é mais moderno, mais eficiente no consumo de combustível, além de silencioso, se comparado a versões anteriores.

Os dois primeiros Caravans, que chegaram em outubro, já estão operando no Brasil. Uma das aeronaves está baseada no estado do Rio Grande do Sul, voando pelas cidades de Alegrete, Bagé, Canela, Santa Cruz do Sul, Erechim, São Borja, Porto Alegre, Santa Rosa e Vacaria. Já o outro está em período de teste entre as bases e já passou pelo Rio Grande do Sul e, agora, ficará baseada em Cuiabá.

Juntas, essas duas aeronaves já realizaram 150 voos, percorrendo mais de 60 mil km e transportando 753 passageiros desde o dia 4 de novembro, data em que tiveram o início efetivo de seus voos.

Conhecido pelo seu desempenho em qualquer situação complicada, o C208B consegue transportar 9 passageiros a bordo, e ser rapidamente convertido para o transporte de carga, com capacidade para levar até 1600 kg, aproximadamente.

Aviônicos Garmin G1000 retiram a carga de trabalho dos pilotos.

Além disso, diferente de outros Grand Caravan da Azul Conecta, esses são equipados com aviônicos Garmin G1000, integrado aos sistemas do avião e ao piloto automático GFC700.

O Caravan EX, modelo encomendado pela Azul, também tem motores PT6A-114A com hélices de quatro pás Hartzell, uma nova versão com 867 shp, capaz de possibilitar voos a 25000 pés (com garrafas de oxigênio para os pilotos e passageiros).

A Azul Conecta tem uma encomenda para até 10 aviões Cessna Grand Caravan, e já recebeu 3 unidades desta.

 

DEIXE UMA RESPOSTA