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Por problemas no motor GE9X, Boeing suspende voos de teste do 777X

Boeing 777X GE9X

A Boeing suspendeu nesta quarta-feira (30) os voos de teste com sua nova aeronave 777X, em razão de problemas com o motor GE9X. A fabricante do motor, a General Eletric (GE) solicitou uma avaliação com a aeronave para detectar os problemas.

Tanto a Boeing como a GE confirmaram a suspensão dos voos de teste com o 777X, porém inicialmente não forneceram detalhes sobre o problema. 

“A GE e a Boeing revisaram o problema e, com muita cautela, a Boeing interrompeu temporariamente o programa de teste de voo do 777X. A GE está revisando um problema técnico que ocorreu durante os testes de engenharia pós-certificação do GE9X e estamos coordenando estreitamente com a Boeing nossas descobertas para apoiar seu retorno aos testes de voo”, disse a GE para a Flight Global.

Em comunicado a Boeing disse estar trabalhando com a fabricante do motor para retomar com segurança os voos de teste do 777X.

Singapore 777X GE9X GE
Motor fabricado pela GE para o 777X

“Estamos apoiando a GE Aerospace enquanto eles avaliam um problema recente do motor GE9X e retomarão os testes do avião assim que seu processo completo e as ações apropriadas forem concluídas. A segurança é nossa principal prioridade, e nossos fornecedores e equipes técnicas dedicarão o tempo necessário para apoiar a revisão, pois trabalhamos de forma transparente com nossos clientes e reguladores.”

Sobre o problema ao GE9X, a fabricante se limitou a dizer que o motor que teve mais horas de voo executadas sofreu problemas em relação a temperatura durante a inspeção com boroscópio e solicitou a Boeing que enviasse o motor com problemas para uma análise mais detalhada.

“Durante essas rodadas, foi observado um alerta de temperatura e o operador desligou o motor normalmente. A GE está coordenando os próximos passos com a Boeing para apoiar a retomada dos testes de voo”, disse a GE.

O problema foi especifico da aeronave N779XW, a primeira da série 777X de testes da Boeing. As outras três aeronaves não realizam voos desde outubro. O motor deste avião em específico, realizou 1.700 horas de voo e 2.600 ciclos. A FAA preferiu não se manifestar sobre o ocorrido e deixou a cargo da Boeing responder os questionamentos.

 

 

Com informações da Flight Global

 

 

 

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