No início desta semana, alguns leitores nos reportaram sobre a vinda de um ATR 42-500 de matrícula CU-T1240 da Aerogaviota, mas afinal, por qual motivo este turboélice está no Brasil?
Curiosamente, antes de vir ao Brasil, esta aeronave procedente de Cuba realizou duas paradas técnicas em Caracas e Manaus, antes de chegar ao seu destino, em Brasília.
Apesar de ser da Aerogaviota, este ATR atualmente está com a pintura da Cubana de Aviación, principal operadora estatal de Cuba, o que torna ainda mais raro a sua operação no Brasil.
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Após consultar fontes sobre o assunto, nos foi informado que o raro ATR está fazendo um check de manutenção no hangar da JF Aircraft, nos arredores do aeroporto de Brasília. Além do ATR, o aeroporto de Brasília também está comportando outra aeronave rara para manutenção, trata-se de um Boeing 727 da Asas Linhas Aéreas.
Com quase 21 anos de operações deste ATR, é bastante comum que as solicitações de manutenções mais pesadas de rotina sejam feitas com uma maior frequência. Outro fato interessante é que a Aerogaviota, nascida em 1994, foi fundada pelo exército cubano, mas hoje realiza operações domesticas para a Jamaica.
Com essas duas operações especiais para a capital federal, Brasília tende para se tornar um grande centro de manutenção de aeronaves, ainda mais com a nova instalação da GOL Aerotech no antigo hangar da TransBrasil, aumentando a possibilidade de que outras aeronaves raras apareçam em Brasília para manutenções programadas.
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