• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Portugal compra seis helicópteros Black Hawk para combate a incêndio

FAP adquiriu seis helicópteros junto à empresa americana para emprego em incêndios florestais. Foto: Arista Aviation Services.

A Força Aérea Portuguesa (FAP) anunciou ontem (30) a compra de seis novos helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawk. As aeronaves serão empregadas em missões de combate a incêndios florestais, que anualmente afetam o país gravemente. 

De acordo com a FAP, a compra dos Black Hawk ocorreu “através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março, com o intuito de integrar os meios próprios do Estado no combate aos incêndios rurais.”

A aquisição dos helicópteros vem pouco depois do país ter comprado aviões-bombeiro Canadair CL-415. Estas aeronaves, no entanto, só devem chegar ao país por volta de 2024. Os novos UH-60 também serão os substitutos dos helicópteros Kamov Ka-32 ‘Helix’, de origem russa e que tiveram sua operação suspensa em março por falta de peças, problema que já atingia a frota de seis helicópteros há anos. 

Ainda segundo a FAP, o contrato para aquisição dos novos meios foi assinado em 12/08 junto à empresa adjudicatária norte-americana Arista Aviation Services, LLC

“O contrato inclui o fornecimento de material e ferramentas, apoio técnico de manutenção até 2026 e formação para seis pilotos e 21 mecânicos. A entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para o 1.º trimestre de 2023. Esta aquisição é financiada em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).”

A FAP não especificou se os Black Hawk serão da variante Firehawk, dedicada ao combate a incêndio e transporte de bombeiros florestais. O mais provável é que as aeronaves usem o bambi bucket, um instrumento que fica pendurado ao helicóptero e que, de acordo com a Força Aérea, pode transportar 2950 litros d’água.

Black Hawk usando um bambi bucket. Foto: Exército dos EUA.

“O helicóptero UH-60 Black Hawk permite o transporte de uma equipe de 12 bombeiros e respectivo equipamento, com uma autonomia, com lançamento de água, de cerca de 150 minutos. Possui a capacidade de transportar até 2950 litros de água por lançamento.”

O Firehawk, extensivamente usado nos EUA em suas temporadas anuais de incêndios florestais, possui um tanque com capacidade para transportar e lançar 3785 litros d’água, bem como um tanque menor de 114 litros para a mistura de químicos retardantes.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.