A Pratt & Whitney Canada anunciou hoje (05/04) um novo modelo para sua família de motores PT6 E-Series. O motor PT6E-66XT foi construído especificamente para o avião turboélice monomotor da Daher, o TBM 960.
“Estamos muito satisfeitos que a Daher tenha selecionado o motor PT6E-66XT para alimentar seu novo TBM 960”, disse Nicholas Kanellias, vice-presidente de Aviação Geral da Pratt & Whitney Canada. “A introdução do motor PT6E-66XT reafirma nosso compromisso contínuo com a inovação e nosso desejo de trazer soluções proativamente para nossos clientes. O motor PT6E-66XT, acionado por mais de 100 entradas de dados digitais, oferece a combinação ideal de precisão, desempenho e eficiência para uma experiência de voo elevada e simplificada.”
O PT6 E-Series é a primeira família de motores com hélice eletrônica integrada de dois canais e sistema de controle do motor no mercado de turboélices da Aviação Geral.
“Trabalhamos em estreita colaboração com a Pratt & Whitney Canada há mais de 30 anos na integração de motores turboélice PT6 em nossas famílias de aeronaves TBM e Kodiak”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher. “Com sua versão PT6E-66XT, a equipe da Pratt & Whitney Canada levou a inovação a um novo nível, fornecendo energia digital à nossa aeronave turboélice monomotor TBM 960, tornando-a ainda mais fácil de operar.”
O Inovador Sistema de Controle do Motor e do Motor da Hélice
De acordo com a Pratt & Whitney, o motor PT6E-66XT oferece uma experiência de operação aprimorada e simplificada. A alavanca única habilitada digitalmente simplifica a operação do motor e permite um verdadeiro acelerador automático controlado com precisão. Isso proporciona uma maneira mais intuitiva de voar, desde a partida do motor até o controle da hélice e do motor, o que reduz a carga de trabalho do piloto.
O sistema de controle do motor fornece uma partida consistente todas as vezes e revisa e processa constantemente todos os parâmetros do motor e da aeronave, fazendo ajustes finos no fluxo de combustível e no ângulo da pá da hélice para fornecer potência e eficiência ideais durante todas as fases do voo.
Outros benefícios incluem maior potência de decolagem e subida do motor (+45 SHP de potência mecânica) e maior potência termodinâmica (até 4% em condições de Atmosfera Padrão Internacional).
O PT6E-66XT também é conectado digitalmente por meio de sua Unidade de Coleta e Transmissão de Dados (DCTU), tornando os dados do motor em pleno voo acessíveis em várias plataformas, incluindo dispositivos móveis. Assim que a aeronave pousar, os dados de voo do motor podem ser baixados sem fio, fornecendo aos operadores e mantenedores informações sobre o desempenho e a integridade do motor.
Maior tempo entre as revisões
Os recursos de design aprimorados e os recursos digitais do motor PT6E-66XT aumentam a disponibilidade da aeronave. Os intervalos de manutenção programada foram aumentados, incluindo o tempo entre revisões de 3500 para 5000 horas. O sistema de controle eletrônico remove o hardware do motor, resultando em uma redução combinada de 40% na manutenção programada.
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