Foto - Infraero/Divulgação

O presidente da Infraero, Brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior, inaugurou na tarde desta segunda-feira (30/09), a nova Seção Contra Incêndio (SCI) do Aeroporto Internacional de Navegantes/Ministro Victor Konder (SC). A cerimônia foi realizada nas instalações do novo edifício, localizado no sistema de pistas e pátio do aeroporto.

A melhoria faz parte das obras de reforma, ampliação e modernização do terminal de Navegantes e visa a segurança dos passageiros no dia a dia do aeroporto e em casos de emergências.

Para o presidente da Infraero, a nova estrutura, em conjunto com o trabalho executado pelos bombeiros de aeródromo, tem como objetivo a eficiência no atendimento em caso de emergências aeroportuárias. “A Infraero investe regularmente em treinamentos de capacitação e atualização para bombeiros de aeródromos, buscando garantir a segurança dos passageiros no dia-a-dia”, declarou.

Estrutura

O efetivo do Bombeiro disponível para as atividades no aeroporto é de 52 profissionais, que são chamados Bombeiros de Aeródromo e trabalham em regime de revezamento, em equipes de 14 (além de uma enfermeira e um motorista responsáveis pelos primeiros socorros e remoção), atentos para atender sinistros que possam acontecer num raio de oito quilômetros do aeroporto, envolvendo aeronaves ou incêndios.

O efetivo conta com oito viaturas à disposição. Os profissionais dessa área, além de combate a incêndios, atuam na desobstrução de pista, balizamento de pista e na prática de atendimento às vítimas em aeronaves. São esses profissionais que fazem o lançamento, por exemplo, de espuma na pista, caso a aeronave precise fazer pouso de emergência e com isso, evitar a produção de faísca.

O novo edifício tem uma área construída de 1.743 m², sendo 359,10 m² somente para abrigar os carros contra incêndio (CCI) disponíveis no aeroporto, e fica localizado a 110 m do terminal de passageiros. Entre as facilidades disponíveis, também conta com depósitos de equipamentos, áreas de abastecimento rápido para os carros contra incêndio e integração com a área de treinamento com fogo.


As obras da nova SCI contemplaram a implantação de novas vias de acesso ao sistema de pistas e pátio do aeroporto, garantindo o tráfego rápido às áreas operacionais e permitindo um atendimento mais rápido em casos de emergência.

Capacitação
Atualmente, a Universidade Infraero é a responsável pela realização de treinamentos e desenvolvimento de profissionais, empregados da empresa e, também, profissionais externos que atuam ou poderão atuar no mercado aeroportuário.

Ao todo, a Infraero oferece 25 cursos, sendo três na área de Gestão Administrativa e Financeira, um na de Manutenção, dois na de Operações; e 15 na área de Segurança (Safety e Security). Em 2018, foram 44 turmas dos cursos de habilitação (CBA-2), especialização (CBA-MC) e de atualização de bombeiros para aeródromos realizados pela Universidade Infraero.