Presidente da LATAM Brasil acredita em passagens mais baratas

por '@pedro

Jerome Cadier LATAM

O presidente da LATAM Brasil, Jerome Cadier, acredita que no curto prazo a aviação brasileira vai enfrentar um cenário desafiador para as companhias: O baixo preço das passagens aéreas.

De acordo com Jerome, atualmente as passagens aéreas estão com preços desatualizados, em comparação com a inflação desde o início de 2020. Na entrevista para a Veja, publicada na última semana, o Presidente disse:

“Em reais, o preço das passagens está no mesmo patamar de antes da pandemia, mesmo com a inflação dos últimos tempos. A tendência, nos últimos quatro meses, foi de recuperação de preços, à medida que a medida que a demanda doméstica aumentou.”

Jerome ainda citou que no mercado internacional, que enfrenta uma recuperação lenta da demanda, os preços ainda estão menores em comparação com o mesmo período de 2019. 

Foto: LATAM/Divulgação

Para enfrentar este cenário, o CEO acredita que a companhia precisa ser mais eficiente, principalmente devido ao cenário de dólar e combustível altos.

“Para o passageiro parece ótimo, mas e para as empresas aéreas? Vamos ter uma recuperação mais difícil porque o preço médio das passagens vai ser mais baixo. Então, precisamos nos reestruturar, ser mais eficientes, ou não vamos conseguir competir”, disse Jerome.

Ele ainda cita um modelo “híbrido” de viagens. Para o CEO, haverá mais passageiros de turismo nos próximos meses, com menos passageiros a negócio. Essa distribuição afeta o preço médio da passagem aérea, visto que o mercado de turismo considera mais a tarifa, em relação aos horários do voo.

Apesar da passagem aérea manter o preço médio, de acordo com dados da ANAC, igual ao mesmo período de 2019, a inflação acumulada desde o início de 2020 é de 13,01%. Considerando que 60% do custo da aviação é em dólar, as empresas também operam na ótica do IGP-M, que acumula alta de 24,86% em 12 meses. Somente o querosene de aviação (QAV) subiu 91,7% nos últimos 12 meses.

Na entrevista Jerome ainda comenta sobre o processo de Recuperação Judicial, a contratação de 2000 novos funcionários ainda em 2021 e a situação financeira da empresa. Confira a entrevista completa Clicando Aqui.

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: Custo, Entrevista, LATAM, Passagem Aérea, preço, T

Sair da versão mobile